Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45656

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Germannya D Garcia Araujo-
dc.contributor.authorFARIAS, Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de-
dc.date.accessioned2022-08-12T12:26:57Z-
dc.date.available2022-08-12T12:26:57Z-
dc.date.issued2021-10-21-
dc.identifier.citationFARIAS, Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de. Análise ergonômica do ambiente construído de salas de fisioterapia para pacientes com paralisia cerebral: o caso da clínica Pepita Duran, Recife - PE. 2021. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45656-
dc.description.abstractSegundo a Organização Mundial da Saúde, a paralisia cerebral é um dos tipos mais comuns de deficiência que atingem crianças, com idade entre 0 e 14 anos, sendo caracterizada como incapacidades motoras decorrentes de algum tipo de lesão cerebral no período da infância. Apesar de grave, não são progressivas conforme o avanço cronológico dos pacientes, por isso, ao ser diagnosticado, o tratamento fisioterapêutico deve ser indicado para que o máximo de fatores estimulantes possam ser integrados, melhorando os resultados obtidos. O presente estudo objetiva propor recomendações ergonômicas para a sala de atendimento fisioterapêutico a partir da compreensão de como as propriedades físicas do ambiente construído podem influenciar na atividade laboral da fisioterapeuta, em especial quando atendem pacientes com paralisia cerebral. O desenho da pesquisa foi baseado no método de Intervenção Ergonomizadora de Moraes e Mont’Alvão (2012) correlacionado com a Metodologia Ergonômica do Ambiente Construído de Villarouco (2007). As ferramentas observacionais e interacionais (questionários e entrevistas semiestruturadas) foram utilizadas com foco nas atividades da fisioterapeuta em seu ambiente de trabalho, neste caso, a clínica Pepita Duran. Os dados qualitativos para identificação de demandas, diagnóstico e propostas de recomendações na instituição foram sintetizados em proposições ergonômicas facilitando a dinâmica do terapeuta na relação com o paciente portador de paralisia cerebral.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectAnálise ergonômicapt_BR
dc.subjectPosto de trabalhopt_BR
dc.subjectAmbiente construídopt_BR
dc.subjectSalas de fisioterapiapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento neuropsicomotorpt_BR
dc.subjectParalisia cerebralpt_BR
dc.titleAnálise ergonômica do ambiente construído de salas de fisioterapia para pacientes com paralisia cerebral : o caso da clínica Pepita Duran, Recife - PEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6111412199863453pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0237996809524149pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxAccording to the World Health Organization, cerebral palsy is one of the most common types of disability that affect children, aged between 0 and 14 years, being characterized as motor disabilities resulting from some type of brain injury during childhood. Despite being severe, they are not progressive according to the chronological progress of the patients, therefore, when diagnosed, the physical therapy treatment must be indicated so that the maximum number of stimulating factors can be integrated, improving the results obtained. The present study aims to propose ergonomic recommendations for the physical therapy room based on the understanding of how the physical properties of the built environment can influence the physical therapist's work activity, especially when treating patients with cerebral palsy. The research design was based on the Ergonomizing Intervention method of Moraes and Mont'Alvão (2012) correlated with the Ergonomic Methodology of the Built Environment of Villarouco (2007). Observational and interactional tools (questionnaires and semi-structured interviews) were used focusing on the physical therapist's activities in her work environment, in this case, the Pepita Duran clinic. Qualitative data for identifying demands, diagnosis and proposals for recommendations at the institution were synthesized in ergonomic propositions facilitating the therapist's dynamics in the relationship with the patient with cerebral palsy.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marcella Vívian Chaves Lôbo Leitão de Farias.pdf3,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons