Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45640

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGONÇALVES, Rodrigo Mikosz-
dc.contributor.authorVASCONCELLOS, Flávia Helena Manhães-
dc.contributor.authorPONTES, Júlia Isabel-
dc.date.accessioned2022-08-11T18:42:21Z-
dc.date.available2022-08-11T18:42:21Z-
dc.date.issued2020-11-13-
dc.date.submitted2022-08-11-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Flávia Helena Manhães; PONTES, Júlia Isabel. Simulação de elevação do nível do mar na Coroa do Avião, nordeste, Brasil. 2020. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45640-
dc.description.abstractA estimativa da elevação do nível do mar e um fator crucial para a tomada de decisões com relação a Gestão Integrada da Zona Costeira (ICZM) contribuindo para detectar tendências de alteração da dinâmica natural das marés. A aquisição de dados com alta resolução espacial e temporal para regiões como a ilhota Coroa do Avião, Pernambuco, Brasil, ainda é um desafio considerando que as projeções de elevação do nível do mar são normalmente representadas em escalas globais, o que limita sua visualização e análise espacial. Como materiais para superar tais limitações, são utilizadas informações obtidas por GNSS e RPAS, tais como: linha de costa, MDT e ortofotomosaico. O objetivo desta contribuição é avaliar a elevação do nível do mar e seus impactos na Coroa do Avião, considerando cenários hipotéticos globais. Como resultados considerando o cenário presente foram detectados processos de erosão em 47,9% e acreção em 53% da área total. O centroide da ilhota obteve 73,8m de deslocamento no sentido NE, e as maiores taxas de variação da linha de costa foram -10,2 m/ano (setor 6) e 15,8 m/ano (setor 3). Mapas contendo os cenários otimista, intermediário e pessimista, para 2100, são apresentados. No cenário pessimista (elevação de 0,80 m) inundaria 44,78% da área de vegetação, 51,1% da faixa de areia e 67,4% da superfície total da ilhota afetando o turismo local. Destaca-se a importância do monitoramento costeiro e as simulações de elevação do mar em uma escala apropriada para a ilhotas.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia cartográficapt_BR
dc.subjectSimulação do aumento do nível do marpt_BR
dc.subjectSistemas globais de navegação por satélitept_BR
dc.subjectPainel intergovernamental sobre mudanças climáticaspt_BR
dc.subjectModelo digital do terrenopt_BR
dc.titleSimulação de elevação do nível do mar na coroa do avião, Nordeste, Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2283319786776203pt_BR
dc.description.abstractxSea level rise estimative is a crucial factor for decision-making in relation to Integrated Coastal Zone Management (ICZM) that contributes to detecting trends in the natural dynamics of the tides. Data acquisition with high spatial and temporal resolution for regions such as Coroa do Avião islet, Pernambuco, Brazil, is still a challenge considering that the projections of sea level rise are represented on global scales, which limits its visualization and spatial analysis. As materials to overcome such limitations, are used information obtained by GNSS and RPAS such as: shoreline, DTM and orthophoto mosaic. The objectives of this contribution is evaluate sea level rise and its impacts on the Coroa do Aviao islet, considering hypothetical global scenarios. As results considering the present scenario were detected erosion processes of 47.9% and accretion with 53%. The islet centroid obtained a NE displacement of 73.8 m and the highest shoreline rates were -10.2 m/yr (sector 6) and 15.8 m/yr (sector 3). A multimedia video and maps containing the optimistic, intermediate and pessimistic scenarios for 2100 are presented. In the pessimistic scenario (0.80 m elevation) 51.1% of the sand strip, 44.8% of the vegetation and 67.4% of the islet would flood. The importance of coastal monitoring and sea-level rise simulations in an appropriate scale for islets are highlighted.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Engenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECart) - Departamento de Engenharia Cartográfica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - FLAVIA MANHAES E JULIA PONTES.pdf2,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons