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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45640
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GONÇALVES, Rodrigo Mikosz | - |
dc.contributor.author | VASCONCELLOS, Flávia Helena Manhães | - |
dc.contributor.author | PONTES, Júlia Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-11T18:42:21Z | - |
dc.date.available | 2022-08-11T18:42:21Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-11 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELLOS, Flávia Helena Manhães; PONTES, Júlia Isabel. Simulação de elevação do nível do mar na Coroa do Avião, nordeste, Brasil. 2020. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45640 | - |
dc.description.abstract | A estimativa da elevação do nível do mar e um fator crucial para a tomada de decisões com relação a Gestão Integrada da Zona Costeira (ICZM) contribuindo para detectar tendências de alteração da dinâmica natural das marés. A aquisição de dados com alta resolução espacial e temporal para regiões como a ilhota Coroa do Avião, Pernambuco, Brasil, ainda é um desafio considerando que as projeções de elevação do nível do mar são normalmente representadas em escalas globais, o que limita sua visualização e análise espacial. Como materiais para superar tais limitações, são utilizadas informações obtidas por GNSS e RPAS, tais como: linha de costa, MDT e ortofotomosaico. O objetivo desta contribuição é avaliar a elevação do nível do mar e seus impactos na Coroa do Avião, considerando cenários hipotéticos globais. Como resultados considerando o cenário presente foram detectados processos de erosão em 47,9% e acreção em 53% da área total. O centroide da ilhota obteve 73,8m de deslocamento no sentido NE, e as maiores taxas de variação da linha de costa foram -10,2 m/ano (setor 6) e 15,8 m/ano (setor 3). Mapas contendo os cenários otimista, intermediário e pessimista, para 2100, são apresentados. No cenário pessimista (elevação de 0,80 m) inundaria 44,78% da área de vegetação, 51,1% da faixa de areia e 67,4% da superfície total da ilhota afetando o turismo local. Destaca-se a importância do monitoramento costeiro e as simulações de elevação do mar em uma escala apropriada para a ilhotas. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia cartográfica | pt_BR |
dc.subject | Simulação do aumento do nível do mar | pt_BR |
dc.subject | Sistemas globais de navegação por satélite | pt_BR |
dc.subject | Painel intergovernamental sobre mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject | Modelo digital do terreno | pt_BR |
dc.title | Simulação de elevação do nível do mar na coroa do avião, Nordeste, Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2283319786776203 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sea level rise estimative is a crucial factor for decision-making in relation to Integrated Coastal Zone Management (ICZM) that contributes to detecting trends in the natural dynamics of the tides. Data acquisition with high spatial and temporal resolution for regions such as Coroa do Avião islet, Pernambuco, Brazil, is still a challenge considering that the projections of sea level rise are represented on global scales, which limits its visualization and spatial analysis. As materials to overcome such limitations, are used information obtained by GNSS and RPAS such as: shoreline, DTM and orthophoto mosaic. The objectives of this contribution is evaluate sea level rise and its impacts on the Coroa do Aviao islet, considering hypothetical global scenarios. As results considering the present scenario were detected erosion processes of 47.9% and accretion with 53%. The islet centroid obtained a NE displacement of 73.8 m and the highest shoreline rates were -10.2 m/yr (sector 6) and 15.8 m/yr (sector 3). A multimedia video and maps containing the optimistic, intermediate and pessimistic scenarios for 2100 are presented. In the pessimistic scenario (0.80 m elevation) 51.1% of the sand strip, 44.8% of the vegetation and 67.4% of the islet would flood. The importance of coastal monitoring and sea-level rise simulations in an appropriate scale for islets are highlighted. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECart) - Departamento de Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Cartográfica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC - FLAVIA MANHAES E JULIA PONTES.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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