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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45602

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorBARROS, Gutenberg Xavier da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-10T14:08:22Z-
dc.date.available2022-08-10T14:08:22Z-
dc.date.issued2021-12-28-
dc.identifier.citationBARROS, Gutenberg Xavier da Silva. Diretrizes para o uso da manufatura aditiva como ferramenta geradora de recursos táteis para pessoas com deficiência visual: o design como peça fundamental no processo de inclusão. 2021. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45602-
dc.description.abstractA pesquisa averiguou a literatura científica e ouviu pessoas a respeito da criação de conteúdo tátil para pessoas com deficiência visual. A partir dos dados levantados, foram desenvolvidos e aplicados dois experimentos. O primeiro investigou materiais alternativos para servirem de base para o uso de impressão 3D, como forma de reduzir os custos de produção. Também testou a aderência de diferentes valores de largura, altura e ângulos das linhas de contorno, bem como de diferentes formas geométricas e preenchimentos de superfície sobre estes materiais. O segundo experimento, selecionou os melhores resultados do primeiro estudo e os submeteu a 28 voluntários com deficiência visual utilizando atividades que se baseiam em habilidades cujas bases são utilizadas no dia a dia: localizar e seguir uma linha (exploração), discernir diferentes texturas (discriminação tátil), identificar figuras (compreensão da imagem) e localizar cópias delas (compreensão espacial). Os resultados apontam que é possível utilizar materiais a base de celulose com gramatura entre 120 g/m2 e 180 g/m2 para apoiar as impressões, em vez de confeccionar uma base para as informações, com economia de 73,01% a 97,87% no tempo de produção e de 87% a 98,88% no consumo de materiais, desde que não haja necessidade de dobradura do conteúdo confeccionado. As larguras ideais para a impressão estão entre 0,8 mm e 1,2 mm. As alturas com melhor desempenho nas atividades junto aos voluntários estão entre 0,2 mm e 0,4 mm. Os ângulos ideais estão entre 0° e 20° em relação a um eixo de torção da folha. As formas devem receber pequenos arredondamentos nas quinas e preferencialmente se alinharem aos ângulos mencionados. A superfície de preenchimento não afeta a aderência. O preenchimento interno (infill) pode ser utilizado como gerador de texturas e deve ser ajustado para densidades de 10% até 50%, ou 10% a 90% quando combinadas com outras texturas. A condição de visão (baixa visão ou perda completa) e condição da perda da visão (congênita ou tardia) não influenciaram os resultados. A escolaridade afetou as atividades de identificação de objetos e de localização das suas cópias. Na conclusão, encontra-se uma lista detalhada de recomendações para a produção e aplicação de materiais táteis que vão desde a simplificação das formas ao estímulo ao uso das duas mãos durante a assimilação do conteúdo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectImagens táteispt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subjectFused Filament Fabricationpt_BR
dc.subjectFabricação por Filamento Fundidopt_BR
dc.subjectFused Deposition Modelingpt_BR
dc.subjectDeposição de Material Fundidopt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.titleDiretrizes para o uso da manufatura aditiva como ferramenta geradora de recursos táteis para pessoas com deficiência visual : o design como peça fundamental no processo de inclusãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1679704546541706pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe survey scanned the scientific literature and heard people about the tactile content creation for visually impaired individuals. From the data collected, two experiments were developed and applied. The first investigated alternative materials to serve as a basis for the use of 3D printing, to reduce production costs. It also evaluated the adherence of different values of width, height, and angles of the contour lines, as well as different geometric shapes and top/bottom fill patterns on these materials. The second experiment selected the best results from the first study and submitted them to 28 visually impaired volunteers using activities on every-day-based skills: locating and following a line (exploration), discerning different textures (tactile discrimination), identifying figures (picture comprehension), and locate copies of them (spatial comprehension). The results show it is possible to use cellulose-based materials weighing between 120 g/m2 and 180 g/m2 to support the prints instead of making a base for the information, with savings of 73.01% to 97.87% in production time and from 87% to 98.88% in material consumption, if there is no need to fold the manufactured content. The ideal widths for printing are between 0.8 mm and 1.2 mm. The best performance heights in volunteers’ activities are between 0.2 mm and 0.4 mm. The ideal angles are between 0° and 20° about a sheet twist axis. The shapes must receive small rounding at the corners and preferably align themselves with the mentioned angles. The top/bottom fill patterns do not affect adhesion. The infill can be used as a texture generator and should be adjusted to densities of 10% to 50%, or 10% to 90% when combined with other textures. Vision status (low vision or complete loss) and vision loss status (congenital blinder or late blinder) did not influence the results. Schooling affected the activities of identifying objects and locating their copies. In the Conclusion section, there is a detailed list of recommendations for the production and application of tactile materials, which range from simplifying forms to encouraging the use of both hands during content assimilation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

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