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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45393

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorBUHAGIAR, Marco Fernandes-
dc.date.accessioned2022-08-03T13:45:50Z-
dc.date.available2022-08-03T13:45:50Z-
dc.date.issued2022-04-06-
dc.identifier.citationBUHAGIAR, Marco Fernandes. Tecendo camadas: um estudo sobre o uso doméstico da impressão 3D. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45393-
dc.description.abstractNesta pesquisa, tratamos sobre a utilização da manufatura aditiva, conhecida popularmente como impressão 3D, por usuários domésticos. Buscamos identificar como esses usuários vêm acessando, assimilando e utilizando aquela tecnologia, as características e as implicações decorrentes desse uso e, nesse contexto, apontar aspectos críticos, passíveis de melhoria através da atuação do designer. Para isso, realizamos consultas diretas com usuários e vivenciamos a experiência de uso da impressão 3D, no ambiente doméstico. Abordamos especificamente a tecnologia de manufatura aditiva de Modelagem por Fusão e Deposição, também conhecida como impressão 3D de filamento, por ser a mais utilizada nos equipamentos destinados ao público-alvo deste trabalho. Propomos este estudo por contemplar um tema que se encontra em evidência no momento atual, frente às transformações vivenciadas pela sociedade. Recursos como inteligência artificial, internet das coisas, ferramentas de colaboração e de compartilhamento estão cada vez mais integrados às rotinas das pessoas. As tecnologias de manufatura aditiva extrapolaram os limites da indústria e, gradativamente, estão chegando ao alcance do consumidor final. Laboratórios e espaços maker se multiplicam pelo mundo, as vendas de impressoras 3D crescem ano após ano e o ensino maker vem sendo adotado nas escolas, para estímulo ao empreendedorismo, à criatividade e à inovação. Entendemos que este é um tema pertinente para a área do design, que pode contribuir pesquisando e desenvolvendo soluções para melhoria desse uso no ambiente doméstico, e também em outras aplicações, como na área da educação. Para a realização deste estudo, definimos desenvolver uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, dividida em três etapas principais: levantamento bibliográfico, para acesso ao universo teórico referente aos temas do objeto de estudo; pesquisa direta junto aos usuários, para levantamento de informações; além da análise dos dados obtidos na pesquisa e elaboração das conclusões, com base nas teorias estudadas. No levantamento bibliográfico, estudamos os temas da evolução histórica do fazer industrial e do desenvolvimento tecnológico, para contextualização e melhor compreensão sobre o momento que vivenciamos; da aplicação do ensino maker nas escolas de ensino fundamental e médio, na perspectiva da realidade brasileira, discutindo assuntos como cibercultura, movimentos maker e faça você mesmo, diferenças sociais e oportunidades de acesso e, por fim; da manufatura aditiva, através da perspectiva do usuário doméstico, trazendo os conceitos, princípios, normas vigentes, processos de fabricação e análise das principais etapas. Para a realização da pesquisa com os usuários, escolhemos como técnica de coleta de dados a aplicação de questionário eletrônico. Dentre os resultados obtidos, apresentamos o perfil dos participantes da pesquisa, as experiências em relação à aprendizagem e ao uso da impressão 3D, formas de acesso às tecnologias, objetos confeccionados, problemas enfrentados e soluções adotadas, nas diferentes etapas dessa utilização. Da análise desses dados, constatamos que o segmento da impressão 3D para os usuários domésticos é um campo aberto para a atuação do designer, que pode desenvolver soluções para facilitar a interação entre usuário e produto, tanto na montagem e manutenção dos equipamentos, como na interface dos aplicativos e de materiais informativos, que podem auxiliar o usuário na realização das suas atividades.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectManufatura aditivapt_BR
dc.subjectImpressão 3Dpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectFabricação digitalpt_BR
dc.subjectProdução de artefatospt_BR
dc.subjectUsuário domésticopt_BR
dc.titleTecendo camadas : um estudo sobre o uso doméstico da impressão 3Dpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5758173794598024pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn this research, we deal with the use of additive manufacturing, popularly known as 3D printing, by home users. We seek to identify how these users have been accessing, assimilating and using that technology, the characteristics and implications arising from this use and, in this context, pointing out critical aspects, subject to improvement through the designer's performance. For this, we promoted direct consultations with users and experimented the use of 3D printing in the domestic environment. We specifically address the additive manufacturing technology of Fusion and Deposition Modeling, also known as 3D filament printing, as it is the most used in the equipment intended for the target audience of this work. We propose this study because it contemplates a theme that is in evidence at the current moment, in the face of the transformations experienced by society. Resources such as artificial intelligence, internet of things, collaboration and sharing tools are increasingly integrated into people's routines. Additive manufacturing technologies have extrapolated the limits of the industry and are gradually reaching the final consumer. Laboratories and maker spaces are multiplying around the world, sales of 3D printers grow year after year and maker teaching has been adopted in schools to stimulate entrepreneurship, creativity and innovation. We understand that this is a relevant topic for the area of design, which can contribute by researching and developing solutions to improve this use in the domestic environment, and also in other applications, such as in the area of education. To conduct this study, we set to develop an exploratory research, with a qualitative approach, divided into three main stages: bibliographic survey, for access to the theoretical universe referring to the themes of the object of study; direct research with users to collect information; in addition to analyzing the data obtained in the research and drafting conclusions, based on the theories studied. In the bibliographic survey, we studied the themes of the historical evolution of industrial work and technological development, for contextualization and better understanding of the moment we are experiencing; the application of maker education in elementary and high schools, from the perspective of the Brazilian reality, discussing issues such as cyberculture, maker and do-it-yourself movements, social differences and access opportunities and, finally; of additive manufacturing, through the perspective of the domestic user, bringing the concepts, principles, current standards, manufacturing processes and analysis of the main steps. To carry out the survey with users, we chose the application of an electronic questionnaire as a data collection technique. Among the results obtained, we present the profile of the research participants, the experiences in relation to learning and the use of 3D printing, ways of accessing technologies, objects confectioned, problems faced and solutions adopted, in the different stages of this use. From the analysis of these data, we noticed that the 3D printing segment for home users is an open field for the designer, who can develop solutions to facilitate the interaction between user and product, both in the assembly and maintenance of the equipment, and in the interface of the applications and informational materials, which can assist the user in executing their activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

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