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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLuiza de França, Tereza pt_BR
dc.contributor.authorJorge Souza da Silva, Eduardopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:21:51Z-
dc.date.available2014-06-12T17:21:51Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.citationJorge Souza da Silva, Eduardo; Luiza de França, Tereza. O jogo como conhecimento da formação inicial em Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4536-
dc.description.abstractEsta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, especificamente na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Sua problemática está delimitada pelo contexto de seu objeto de estudo, O Trato com o Conhecimento Jogo na especificidade da Formação Inicial no curso de graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco ESEF-UPE. No plano geral problematizaremos o conhecimento jogo e suas repercussões na formação humana e profissional. No plano específico analisamos o que está contido no programa e nos planos / planejamentos das disciplinas Fundamentos Teórico-Metodológicos do Jogo e Fundamentos do Jogo da licenciatura e do bacharelado da ESEF-UPE, a fim de compreender e explicar os fundamentos sobre os quais se baseia o trato com este conhecimento, com nexos e repercussões específicas para a formação inicial. Metodologicamente optamos pela construção de uma questão de pesquisa para orientar a delimitação das hipóteses levantadas para o estudo, caracterizado como uma pesquisa de natureza bibliográfico-documental, subsidiada na Análise de Conteúdos a partir da técnica de análise temática documental, (BARDIN, 2004.). Para sustentar nossa análise tomamos como referência categorias do Materialismo Históricodialético, como as de Realidade e Possibilidades conforme nos indica Cheptulin (1982). Como resultado da análise dos dados concretos, demonstramos que não são superadas abordagens fragmentadas no trato com o Jogo Como Conhecimento da formação inicial nas disciplinas verificadas, com possíveis conseqüências de desqualificação da formação inicial neste particular, o que pode indicar inclusive reflexos para a formação como uma totalidade. A título de considerações finais a pesquisa indicou proposições superadoras como possibilidades para alterar os limites e as contradições encontradas na realidade do processo de abordagem do conhecimento jogo e suas interfaces com a formação inicial no contexto do curso de graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco ESEF-UPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.titleO jogo como conhecimento da formação inicial em Educação Físicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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