Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4536
Title: O jogo como conhecimento da formação inicial em Educação Física
Authors: Jorge Souza da Silva, Eduardo
Keywords: Jogo; Conhecimento; Formação inicial
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Jorge Souza da Silva, Eduardo; Luiza de França, Tereza. O jogo como conhecimento da formação inicial em Educação Física. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: Esta pesquisa insere-se no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Pernambuco, especificamente na linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica. Sua problemática está delimitada pelo contexto de seu objeto de estudo, O Trato com o Conhecimento Jogo na especificidade da Formação Inicial no curso de graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco ESEF-UPE. No plano geral problematizaremos o conhecimento jogo e suas repercussões na formação humana e profissional. No plano específico analisamos o que está contido no programa e nos planos / planejamentos das disciplinas Fundamentos Teórico-Metodológicos do Jogo e Fundamentos do Jogo da licenciatura e do bacharelado da ESEF-UPE, a fim de compreender e explicar os fundamentos sobre os quais se baseia o trato com este conhecimento, com nexos e repercussões específicas para a formação inicial. Metodologicamente optamos pela construção de uma questão de pesquisa para orientar a delimitação das hipóteses levantadas para o estudo, caracterizado como uma pesquisa de natureza bibliográfico-documental, subsidiada na Análise de Conteúdos a partir da técnica de análise temática documental, (BARDIN, 2004.). Para sustentar nossa análise tomamos como referência categorias do Materialismo Históricodialético, como as de Realidade e Possibilidades conforme nos indica Cheptulin (1982). Como resultado da análise dos dados concretos, demonstramos que não são superadas abordagens fragmentadas no trato com o Jogo Como Conhecimento da formação inicial nas disciplinas verificadas, com possíveis conseqüências de desqualificação da formação inicial neste particular, o que pode indicar inclusive reflexos para a formação como uma totalidade. A título de considerações finais a pesquisa indicou proposições superadoras como possibilidades para alterar os limites e as contradições encontradas na realidade do processo de abordagem do conhecimento jogo e suas interfaces com a formação inicial no contexto do curso de graduação da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco ESEF-UPE
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4536
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5448_1.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.