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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45354

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dc.contributor.advisorSILVEIRA NETO, Raul da Mota-
dc.contributor.authorSOUZA, Adriano Lopes de-
dc.date.accessioned2022-08-01T15:02:48Z-
dc.date.available2022-08-01T15:02:48Z-
dc.date.issued2021-11-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Adriano Lopes de. Acesso espacial ao emprego e oportunidades: um estudo para a região metropolitana do Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45354-
dc.description.abstractA infraestrutura de uma cidade é de grande importância para seu mercado e economia, proporcionando a seus habitantes as condições para moradia, transporte, trabalho e muito mais. Assim sendo, a qualidade da infraestrutura urbana possui impactos diretos e indiretos na vida dos agentes econômicos que se utilizam desta, podendo ser fatores relevantes para o aumento ou redução de suas produtividades, suas escolhas de moradia, de emprego e até de suas performances no mercado de trabalho como um todo. Na área de Economia Urbana tem surgido vários trabalhos que investigam os mecanismos e as relações de diversos fatores da infraestrutura das cidades e seus mercados de trabalho, suas organizações residenciais, seus sistemas de transporte, entre outros. Particularmente importante nesse tipo de investigação, é o conceito de mismatch espacial, uma desconexão espacial entre os trabalhadores e as oportunidades de trabalho de uma dada região, ou seja, quando uma restrição física, como a falta de meios de transporte, reduz a capacidade do trabalhador de acessar o mercado de trabalho e, consequentemente, afeta negativamente seu desempenho neste mercado. Neste sentido, esta dissertação realiza uma análise, empregando uma estratégia empírica, da relação entre o mismatch espacial e os resultados do mercado de trabalho na Região Metropolitana do Recife (RMR), de forma a medir o impacto que a acessibilidade aos centros de emprego da região tem sobre a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho. Para tal, foi verificado o quanto o nível de acessibilidade impacta as probabilidades de um agente econômico estar desempregado, procurando emprego ou trabalhando na informalidade. Além disso, foi também levado em consideração características dos indivíduos tais como sexo, idade, cor ou raça, nível de escolaridade, estado civil e se a pessoa é ou não a chefe da família, para melhor compreender os efeitos analisados entre diferentes grupos. Os resultados do estudo apontam que, para os residentes da região, a acessibilidade possui um impacto positivo na probabilidade de participação do mercado, negativo na probabilidade de estar empregado informalmente e não significativo na probabilidade de estar desempregado.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfraestrutura (Economia)pt_BR
dc.subjectOportunidades de empregopt_BR
dc.subjectMercado de trabalho - Acessibilidadept_BR
dc.subjectEconomia urbanapt_BR
dc.titleAcesso espacial ao emprego e oportunidades : um estudo para a região metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1667947848569855pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3921888911294306pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThe infrastructure of a city is of great importance for its market and economy, providing its inhabitants with conditions for housing, transportation, work and much more. Therefore, the quality of urban infrastructure has direct and indirect impacts on the lives of the economic agents that use it, and may be relevant factors for increasing or reducing their productivity, their choices of housing, employment and even their performance in the labour market as a whole. In the area of Urban Economics, several studies have appeared that investigate the mechanisms and relationships of several factors of the infrastructure of cities and their labour markets, their residential organizations, their transport systems, among others. Particularly important in this type of investigation is the concept of spatial mismatch, a spatial disconnection between workers and the job opportunities of a given region, that is, when a physical restriction, such as the lack of means of transportation, reduces the worker's ability to access the labour market and, consequently, negatively affects his or her performance in this market. In this sense, this dissertation carries out an analysis, employing an empirical strategy, of the relationship between spatial mismatch and the results of the labour market in the Recife Metropolitan Region (RMR), in order to measure the impact that accessibility to the employment centers of the region has on the insertion of workers in the labor market. To this end, it was verified how much the level of accessibility impacts the probabilities of an economic agent being unemployed, looking for a job or working in the informal sector. In addition, individual characteristics such as sex, age, colour or race, educational level, marital status and whether or not the person is the head of the family were also taken into account, to better understand the effects analysed between different groups. The results of the study show that, for residents of the region, accessibility has a positive impact on the probability of market participation, negative on the probability of being employed informally and not significant on the probability of being unemployed.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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