Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDROGUETT, Enrique Andrés López-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Andrea Pontual de-
dc.date.accessioned2022-07-29T21:05:07Z-
dc.date.available2022-07-29T21:05:07Z-
dc.date.issued2009-12-16-
dc.date.submitted2022-07-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andrea Pontual de. Roteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticos. 2009. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337-
dc.description.abstractNeste trabalho, propõe-se um modelo de roteirização que leve em consideração a confiabilidade dos veículos, ou seja, sua probabilidade de falha ao longo da rota. Assim, além da restrição de capacidade dos veículos, inclui-se uma restrição de confiabilidade mínima permitida ao final da rota. Assume-se uma frota heterogênea de veículos, cada um com características próprias de capacidade, confiabilidade e custo, sendo o objetivo encontrar os roteiros que minimizem o custo total da empresa. Diante da complexidade do problema, desenvolve-se uma metodologia de otimização baseada em Algoritmos Genéticos (AG). Para adaptar os AG ao modelo desenvolvido, foram criados novos operadores de crossover e mutação, além de um novo método de inicialização. A metodologia de otimização é testada através de dois problemas de validação e, em seguida, aplicada a dois estudos de caso.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectProblema de Roteirização de Veículos (PRV)pt_BR
dc.subjectAlgoritmos Genéticos (AG)pt_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.titleRoteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7731672359030872pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons