Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DROGUETT, Enrique Andrés López | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Andrea Pontual de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-29T21:05:07Z | - |
dc.date.available | 2022-07-29T21:05:07Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Andrea Pontual de. Roteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticos. 2009. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho, propõe-se um modelo de roteirização que leve em consideração a confiabilidade dos veículos, ou seja, sua probabilidade de falha ao longo da rota. Assim, além da restrição de capacidade dos veículos, inclui-se uma restrição de confiabilidade mínima permitida ao final da rota. Assume-se uma frota heterogênea de veículos, cada um com características próprias de capacidade, confiabilidade e custo, sendo o objetivo encontrar os roteiros que minimizem o custo total da empresa. Diante da complexidade do problema, desenvolve-se uma metodologia de otimização baseada em Algoritmos Genéticos (AG). Para adaptar os AG ao modelo desenvolvido, foram criados novos operadores de crossover e mutação, além de um novo método de inicialização. A metodologia de otimização é testada através de dois problemas de validação e, em seguida, aplicada a dois estudos de caso. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Problema de Roteirização de Veículos (PRV) | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos Genéticos (AG) | pt_BR |
dc.subject | Confiabilidade | pt_BR |
dc.title | Roteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7731672359030872 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharias::Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Produção |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDREA PONTUAL DE OLIVEIRA - ROTEIRIZACAO DE FROTA DE VEICULOS COM RESTRICAO DE CONFIABILIDADE VIA ALGORITMOS GENERICOS.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons