Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45325

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Gisele Cristina Sena da-
dc.contributor.authorPRIMO, Anne Kathleen da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-29T18:50:10Z-
dc.date.available2022-07-29T18:50:10Z-
dc.date.issued2008-07-10-
dc.date.submitted2022-07-28-
dc.identifier.citationPRIMO, Anne Kathleen da Silva. A implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 9001:2000, em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicos. 2008. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45325-
dc.description.abstractNas últimas duas décadas, pôde-se acompanhar a busca das organizações por certificação do sistema de gestão da qualidade, baseada em normas internacionais, com o objetivo de acessar novos mercados, obter maior visibilidade e confiança da marca, criar uma imagem positiva de preocupação com a satisfação do cliente e buscar melhorias dos processos e produtos. Hoje, a implantação de um sistema de gestão da qualidade não reflete um diferencial competitivo e sim uma necessidade básica para continuidade das operações. Clientes, cada vez mais exigentes, colocam a responsabilidade e confiança da avaliação dos fornecedores em organismos independentes, auditoria de terceira parte, para minimizar os custos com inspeções, auditoria no fornecedor, entre outros. A proposta deste trabalho é apresentar a implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000, tendo como base a experiência em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicos, para auxiliar demais organizações no processo de implantação de tal sistema. Esta implementação foi realizada no período de 07/2005 a 05/2006 e acompanhada até dezembro de 2007. Os resultados alcançados levam o pesquisador a concluir que o sistema de gestão da qualidade aumenta o conhecimento dos processos pelos próprios gestores e diretores; conscientiza os funcionários - dos níveis intermediários e de chão de fábrica - do impacto do trabalho realizado no processo seguinte e na satisfação do cliente; impulsiona a criação de mecanismos de avaliação e acompanhamento dos processos, e sistematiza a busca de melhoria dentro da organização.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de Produçãopt_BR
dc.subjectGestão da Qualidadept_BR
dc.subjectNorma ISO 9001pt_BR
dc.subjectControladores elétricos e Eletrônicospt_BR
dc.titleA implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 9001:2000, em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0938488383862615pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons