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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45313

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dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcênio Valdés-
dc.contributor.authorLIMA, Cláudia Regina de-
dc.date.accessioned2022-07-28T16:38:05Z-
dc.date.available2022-07-28T16:38:05Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationLIMA, Cláudia Regina de. Uma experiência com instagram e estratégias de autorregulação da aprendizagem no ensino da genética. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45313-
dc.description.abstractA presente dissertação busca meios para incitar a participação ativa dos estudantes e motivar sua volição cognitiva, com inovações pedagógicas. Trata-se de uma sequência didática desenvolvida para uma turma de terceira série do Ensino Médio, em uma Escola Pública Estadual, situada no município de Santa Cruz do Capibaribe, abordando a Primeira Lei de Mendel que é um dos conteúdos de Genética, área da Biologia. A proposta vislumbrou investigar a eficácia de uma Sequência Didática, envolvendo a utilização do Instagram e de estratégias de autorregulação da aprendizagem com a finalidade de avivar e intensificar os procedimentos relacionados à cognição. Para o desdobramento da proposta foram utilizadas as pesquisas desenvolvidas por Barry J. Zimmerman sobre autorregulação da aprendizagem, bem como a Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida pelo Psicólogo cognitivo e educacional Howard Gardner e colaboradores. A escolha da primeira teoria aconteceu por ela possuir constructos que auxiliam a organização de momentos de estudos, enquanto a escolha da segunda teoria se deu por ela valorizar as inteligências distintas de cada ser, mostrando que existem modos particulares de aprendizagem. Os resultados dessa pesquisa apontaram que, se bem utilizadas, as teorias podem potencializar a aprendizagem e estimular nos estudantes o desejo pela conquista de novos saberes. Ao utilizar o Instagram como um ambiente de aprendizagem, também se conseguiu observar que a utilização de redes sociais de comunicação pode propiciar autonomia e autogestão na construção do conhecimento científico, resultando em mudanças no comportamento acadêmico dos estudantes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectInstagram (Firma)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectInteligências múltiplaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleUma experiência com instagram e estratégias de autorregulação da aprendizagem no ensino da genéticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6356273932488675pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe present dissertation seeks ways to encourage the active participation of students and motivate their cognitive volition, through pedagogical innovations. This is a didactic sequence developed for a third grade high school class, in a State Public School, located in the municipality of Santa Cruz do Capibaribe, addressing Mendel's First Law, which is one of the contents of Genetics, area of Biology. . The proposal aimed to investigate the effectiveness of a Didactic Sequence, which involves the use of Instagram and learning self-regulation strategies, with the purpose of enlivening and intensifying the procedures related to cognition. For the unfolding of the proposal, the research developed by Barry J. Zimmerman on self-regulation of learning was used, as well as the Theory of Multiple Intelligences, developed by the cognitive and educational psychologist Howard Gardner and collaborators. The choice of the first theory happened because it has constructs that help the organization of study moments, the second theory was chosen because it values the distinct intelligences of each being, showing that there are particular ways of learning. The results of this research showed that if well used, theories can enhance learning and stimulate students' desire to acquire new knowledge. By using Instagram as a learning environment, it was also possible to observe that the use of social communication networks can provide autonomy and self-management in the construction of scientific knowledge, with changes in the academic behavior of students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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