Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45293

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Brenda Daniele Souza-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:56:37Z-
dc.date.available2022-07-28T13:56:37Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.identifier.citationSILVA, Brenda Daniele Souza. Palavras e imagens: um estudo acerca da subjetivação no processo de escolha pelos professores orientadores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45293-
dc.description.abstractAlguns pesquisadores defendem que a aprendizagem depende em parte da relação entre os professores, os alunos e o saber, todavia acreditamos existirem outras variáveis que interferem nessas relações. Adentrando o ambiente universitário, considera-se que, durante a graduação, os estudantes são perpassados por inúmeras linhas de subjetivação (FOUCAULT, 2010), que estão presentes durante toda a vida deles. Assim sendo, após consulta na literatura, foi possível fazer um diagnóstico de que, aproximadamente, 86% das pesquisas desenvolvidas até a data da busca, num curso de Matemática-Licenciatura, seguiam a linha de pesquisa ou a atuação dos professores orientadores (SILVA, 2017). Com isso, almejamos entender como se dá a escolha de professores orientadores por parte dos graduandos. Em consequência, esta pesquisa buscou investigar a subjetivação no processo do aluno ao eleger um professor orientador no curso de Matemática- Licenciatura de uma instituição pública federal. Procuramos desemaranhar algumas das enredadas linhas de forças, observando e identificando, no discurso dos graduandos, como ocorria a relação dos sujeitos da pesquisa com os professores orientadores, e como os desejos e agenciamentos perpassaram esses graduandos naquele momento (DELEUZE, 2011; DELEUZE, GUATTARI 2011; ROLNIK, 2011). Imersos na Filosofia da Diferença, por meio de uma Cartografia Existencial, identificamos que ainda está enraizada em nossa sociedade a ideia do professor como uma figura de autoridade, detentora do saber, ideal a ser alcançado ou modelo a ser seguido. Dada essa postura, buscamos também desmistificar essa busca, abordando o devir professor (DELEUZE; GUATTARI, 2012). Este estudo nos permitiu observar os sujeitos, as afetações, os agenciamentos, os desejos e desmistificar a ideia de que subjetividade seja um tipo de “recipiente”, a princípio, vazio em que vamos preenchendo com coisas exteriores as quais seriam “interiorizadas” por nós (GUATTARI; ROLNIK, 1999). Reforçamos que aprendizagem é agenciamento, aprendizagem é rizoma, é mapa. (DELEUZE; GUATTARI, 1995).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDevir (Filosofia)pt_BR
dc.subjectProfessores de matemática - Pernambucopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.titlePalavras e imagens : um estudo acerca da subjetivação no processo de escolha pelos professores orientadorespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1006614883048625pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxSome studies argue that learning depends in part on the relationship between teachers, students and teachers, there will continue to be other variables that interfere in the relationships. Entering the university environment, it is considered that, during graduation, students are permeated by numerous lines of subjectivation (FOUCAULT, 2010), which are present throughout their lives. Therefore, after a diagnosis that approximately 86% of the research developed so far, in a Mathematics-Licentiate course, followed the line of research or performance of the guiding professors (SILVA, 2017), we aim to understand how the choice of guiding professors is made. by the undergraduates. As a result, this research sought to investigate subjectivation in the process of choosing the advisor professor in the Mathematics-Licentiate course of a federal public institution. We tried to unravel some of the entangled lines of forces, observing and identifying in the undergraduate students' discourse, how the relationship of the research subjects with the guiding professors occurs, and how the desires and agencies permeated these graduates at that time (DELEUZE, 2011; DELEUZE, GUATTARI 2011 ; ROLNIK, 2011). Immersed in the Philosophy of Difference, through an Existential Cartography, we identified that the idea of the teacher as an authority figure, holder of knowledge, an ideal to be achieved or followed is still rooted in our society. Given this posture, we also seek to demystify this search, addressing the Becoming teacher (DELEUZE; GUATTARI, 2012). This study allowed us to observe the subjects, affectations, assemblages, desires and demystify the idea that subjectivity is a type of "container", at first, a void in which we are filling with external things that would be "internalized" by us (GUATTARI; ROLNIK, 1999). Reinforcing that learning is agency, learning is rhizome, it is map. (DELEUZE; GUATTARI, 1995).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Brenda Daniele Souza Silva.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons