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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45268

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLINS, Luciano Nadler-
dc.contributor.authorCARVALHO, Helder Lins de-
dc.date.accessioned2022-07-27T19:25:44Z-
dc.date.available2022-07-27T19:25:44Z-
dc.date.issued2008-01-21-
dc.date.submitted2022-07-26-
dc.identifier.citationCARVALHO, Helder Lins de. Aplicação da teoria das filas para melhoria do atendimento em um consultório médico da cidade do Recife. 2008. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45268-
dc.description.abstractAs filas de espera são um problema do mundo moderno. Sua presença em particular no setor de saúde está se intensificando e seu estudo, portanto, torna-se de grande relevância. O presente trabalho tem por objetivo a utilização da Teoria das Filas para avaliar e propor melhorias para os problemas de esperas de um consultório médico da cidade do Recife. Foi feita uma revisão bibliográfica sobre os modelos clássicos da Teoria das Filas, com seus principais elementos, assim como uma exposição da situação atual de esperas em serviços públicos de saúde e em consultórios particulares. Ao longo do trabalho, dados sobre as características do atendimento do consultório em estudo foram coletados e os parâmetros de performance foram estimados em cima dessas características. Esses dados foram então analisados graficamente para uso posterior no modelo de filas proposto e apresentação de possíveis soluções para o problema das esperas. Foram feitas recomendações de melhorias, como o balanceamento das chegadas dos clientes através de marcação de consultas ou orientação na chegada dos pacientes. Os resultados são mostrados através de simulação, que compara a situação atual do sistema com a situação de melhorias propostas, tendo sido constatados, principalmente, a diminuição do tempo de espera e do tamanho da fila e um ganho de disponibilidade do médico.pt_BR
dc.format.extent59ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria das filaspt_BR
dc.subjectConsultório médico - Atendimentopt_BR
dc.subjectEngenharia da Produçãopt_BR
dc.titleAplicação da teoria das filas para melhoria do atendimento em um consultório médico da cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8358181161085539pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DEP) - Departamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção



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