Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4523
Título: Educando para castidade: um olhar da igreja católica sobre a educação sexual nos anos 30 (séc. XX)
Autor(es): Santos Marones Costa, Bruno
Palavras-chave: Igreja Católica; Recatolização; Educação sexual; Infância; Adolescência
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos Marones Costa, Bruno; Henrique Albert Brayner, Flávio. Educando para castidade: um olhar da igreja católica sobre a educação sexual nos anos 30 (séc. XX). 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo analisar a visão da Igreja Católica sobre a educação sexual de crianças e adolescentes durante a década de 1930 e como esse novo discurso repercutiu no Estado de Pernambuco. Para que pudéssemos adentrar em parte da história da educação sexual no Brasil, recorremos, principalmente, a análise de fontes primárias do período em questão: desde manuais de educação sexual até jornais e revistas que tiveram ampla circulação na época. Utilizamos o terceiro decênio do século vinte, por tratarse de um momento extremamente conturbado na história político-religiosa do Brasil, já que naquele momento a militância católica buscava incessantemente recatolizar a sociedade brasileira. Para tanto, fazia-se necessário a formação de uma juventude cristã, virtuosa e ciente dos seus deveres perante a Igreja. Segundo alguns setores da comunidade eclesiástica, a construção desse sujeito virtuoso encontrava-se atrelada a uma educação sexual baseada nos preceitos católicos, ou seja, uma educação para castidade. A amplitude dessas idéias alcançou grande parte dos Estados brasileiros, incluindo o de Pernambuco. Porém, depois de analisar a documentação encontrada, foi possível constatar que apesar da Igreja ter aberto espaço para uma discussão mais ampla em torno da educação sexual de crianças e adolescentes, o tema sexualidade, sob muitos aspéctos, continuava a ser visto como um tabu
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4523
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5442_1.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.