Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45201

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Evson Malaquias de Moraes-
dc.contributor.authorPAULA JUNIOR, Maria Ester de-
dc.date.accessioned2022-07-25T14:35:49Z-
dc.date.available2022-07-25T14:35:49Z-
dc.date.issued2011-08-28-
dc.identifier.citationPAULA JUNIOR, Maria Ester. Cultura escolar e as culturas juvenis: perspectivas de diálogo entre a escola pública e a cultura Hip Hop. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45201-
dc.description.abstractO presente estudo teve o abrangente objetivo de analisar os entraves, as possibilidades e controvérsias decorrentes da inserção da Cultura Hip Hop na escola, através do Programa Escola Aberta: Educação, Cultura, Esporte e Trabalho para a Juventude, em uma instituição pública de ensino fundamental e médio, situada na periferia da região metropolitana do Recife–PE. Sob essa perspectiva, procedemos às seguintes etapas: mapeamento das principais expressões identitárias do universo Hip Hop utilizadas no espaço escolar; observação das práticas sociais e de gestão configurativas da positivação ou resistência a esse universo, bem como das ressignificações sobre o Movimento Hip Hop nesse referido espaço a partir da implantação do Programa Escola Aberta. Para materialização dessas etapas optamos pela pesquisa qualitativa, centrada na observação do cotidiano escolar e abordagem etnográfica, cujos dados coletados pontuam a atuação, através de entrevistas, dos protagonistas do Projeto em foco: discentes e oficineiros do Programa Escola Aberta, professores do ensino regular, gestores da unidade escolar e do referido Programa, complementando com a análise documental. Nossa pesquisa foi aplicada em unidade escolar pública que apresentava uma expressiva demanda, a longo prazo, de oficinas sobre a cultura Hip Hop centrada nas suas múltiplas expressões linguísticas. A resultante dessa pesquisa apontou os seguintes aspectos: a complexa tentativa de interação entre a Cultura Hip Hop e a escola, cuja intersecção é a dificuldade de positivar o diferente, representativo do que vive à margem da sociedade; a evidência de uma prática conflituosa e dissimulatória da gestão escolar entre a negligência e a indiferença; os jovens adeptos e divulgadores da Cultura Hip Hop elaboram criticamente estratégias de resistência aos entraves à construção da cidadania.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHip Hop (Cultura popular)pt_BR
dc.subjectRap (Música)pt_BR
dc.subjectMovimentos da juventudept_BR
dc.subjectMúsica na educaçãopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleCultura escolar e as culturas juvenis : perspectivas de diálogo entre a escola pública e a cultura Hip Hoppt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0699867713077662pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1383902112654010pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study had the comprehensive aim of analysing the barriers,opportunities and the controversies arising from inclusion Hip Hop Culture in school through the Open School Programme:Education, Culture,Sports and Youth Work in a public institution of elementary school and medium, situated on the periphery of metropolitan region of Recife - PE. Under that perspective, we proceed to the following steps; major identity mapping expressions of the Universe Hip Hop used at school; observation of social practices and configurative management affirmation or resistance this Universe, as well as the reinterpretation of the Hip Hop Movement in the school environment deployment of Open School Programme. To materialize these steps, we chose qualitative research focused on the observation of daily school and ethnografic approach, which punctuate the performance data collected through interviews, the protagonists of the Project focus: students and workshops of the Open School Programme; regular teachers, managers of the school unit and the said Programme, complemented by document analysis. Our research was conducted in a public school unit that had a significant demand in the long term workshops on Hip Hop Culture focused on its multiple linguistic expressions. A resulting from this study indicated the following aspects: the complex interaction between Hip Hop Culture and school, whose intersection is dificulty positivate different, as representative of what is excluded of society; evidence of a conflict and pretended practice and school management between neglect and indifference; Young fans and promoters of Hip Hop Culture critically elaborate resistance strategies to prevent the construction of citizenship.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO MARIA ESTER DE PAULA JÚNIOR.pdf652,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons