Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45116

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane deArimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Viviane Gesuino da-
dc.date.accessioned2022-07-20T18:34:17Z-
dc.date.available2022-07-20T18:34:17Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.date.submitted2022-07-17-
dc.identifier.citationSILVA,Viviane.O que dizem as pesquisas do Encontro Nacional de Educação Matemática de 2019 sobre modelagem matemática?.2022.Trabalho de Conclusão de Curso(licenciatura em matemática)-Universidade Federal de Pernambuco,Caruaru,2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45116-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo analisar as atividades de modelagem matemática descrita nos artigos publicados nos anais do Encontro Nacional da matemática (ENEM) do ano de 2019. Como o ensino de matemática vem evoluindo a cada dia e uma das tendências de ensino é a modelagem matemática, achamos importante a realização dessa análise. Trazemos várias concepções de autores desempenhados ao ensino da modelagem matemática como D’Ambrosio, Bassanezi, Bienbengut, Barbosa, Burak e entre outros. Nossa análise tem como proposito, pesquisar documentos realizados e publicados nos anais do ENEM. Sendo assim foi analisado os trabalhos apresentados com relação a modelagem matemática no evento de 2019 por ser os trabalhos mais recentes sendo o último apresentado até então. A partir das observações das pesquisas pudemos perceber que a aplicação da modelagem em diferentes utilizações nos conteúdos matemáticos foi um método que facilitou o entendimento dos educandos nos conteúdos aplicados tendo mais pontos positivos que negativos. Ouve pesquisas que foram realizadas para facilitar o ensino de matemática, colaborando com a importância dessa tendência de ensino como facilitadora no processo de ensino e aprendizagem. Palavras-chave: Modelagem matemática. Educação matemática. Ensino matemático.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModelagem matemática.pt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino matemático.pt_BR
dc.titleO que dizem as pesquisas do Encontro Nacional de Educação matemática de 2019 sobre modelagem Matemática ?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://orcid.org/ 0000-0002-4598-2074pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze the mathematical modeling activities described in the articles published in the proceedings of the National Meeting of Mathematics (ENEM) of the year 2019. As the teaching of mathematics is evolving every day and one of the tools to support traditional teaching is mathematical modeling, we found it important to perform this analysis. We bring several conceptions of writers dedicated to the teaching of mathematical modeling like D'Ambrosio, Bassanezi, Bienbengut, Barbosa, Burak, and others. Our analysis has the determination to research papers performed and published in the annals of ENEM. Thus, we analyzed the papers presented in relation to mathematical modeling at the 2019 event. From the observation of the research we can see that the application of modeling in different uses in mathematical content was a method that facilitated the understanding of students in the applied content having more positive than negative points. The research was conducted to facilitate and increase our investigation, addressing the importance of mathematical modeling in the teacher's work and in the student's performance. Keywords: Mathematical modeling. Mathematics education. Mathematical teaching.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc organizado para o atena.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons