Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45069

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Raquel Frutuoso-
dc.date.accessioned2022-07-15T11:55:51Z-
dc.date.available2022-07-15T11:55:51Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.date.submitted2022-07-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45069-
dc.description.abstractA sala de aula é um território rico em subjetivações, pensando nisso, quisemos voltar nossos olhos para a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e refletir a luz da filosofia da Diferença sobre agenciamento, desejo e experiências. Através dos estudos dos teóricos como Deleuze e Guattari (2011), Rolnik (2011), Larrosa (2002) e Queiroz (2015), formulamos o problema de pesquisa: Como o agenciamento pode auxiliar o professor a despertar o desejo no aluno em aprender matemática? Entrevistamos três professores da EJA médio de três cidades do Agreste Pernambucano para compreendermos os agenciamentos que perpassam os professores de matemática na EJA e inspirada na cartografia da subjetividade humana (ROLNIK,1989) criamos um questionário com 20 perguntas dissertativas para nortear nossa investigação e estudamos sobre como a experiência pode ajudar os professores em sala de aula a despertarem o desejo dos alunos aprenderem matemática. Ao longo da pesquisa foi possível observamos a relação entre os conceitos de desejo, agenciamento e que a experiência é um ponto considerável quando se trata do desejo, pois a experiência é a despertadora do desejo.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino em Matemáticapt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAgenciamentopt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleO Agenciamento do professor de matemática na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThe classroom is a territory rich in subjectivations; with this in mind, we wanted to turn our eyes to the Young and Adult Education (EJA) classroom and reflect in the light of the philosophy of Difference on agencying, desire, and experiences. Through the studies of theorists such as Deleuze and Guattari (2011), Rolnik (2011), Larrosa (2002) and Queiroz (2015), we formulated the research problem: How can agencying help the teacher to awaken the desire in the student to learn mathematics? We interviewed three teachers of the average EJA from three cities of Agreste Pernambuco to understand the agency that permeate the mathematics teachers in EJA and inspired by the cartography of human subjectivity (ROLNIK,1989) we created a questionnaire with 20 dissertative questions to guide our investigation and study about how the experience can help teachers in the classroom to awaken the desire of students to learn mathematics. Throughout the research it was possible to observe the relationship between the concepts of desire, agency, and that experience is a considerable point when it comes to desire, because experience is the awakener of desire.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ENVIAR ESSE DAQUI.pdf1,03 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons