Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45066

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEDROSA, Gilmara Gonzaga-
dc.contributor.authorFARIAS, Ayron Almeida Cordeiro de-
dc.date.accessioned2022-07-14T12:36:17Z-
dc.date.available2022-07-14T12:36:17Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.date.submitted2022-07-12-
dc.identifier.citationFARIAS, Ayron Almeida Cordeiro de. Uso da abordagem CTSA para contextualizar o ensino de eletroquímica no ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45066-
dc.description.abstractEntre os diversos problemas enfrentados no ensino de química estão as dificuldades na aprendizagem devido à falta de contextualização desde ponto de vista histórico, cultural, econômico e até tecnológico. Assim, o uso de contextos que interagem com a realidade do estudante podem contribuir de forma significativa para a aprendizagem de conceitos científicos. Diante dessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo analisar as contribuições da contextualização no ensino de eletroquímica a partir do uso da abordagem CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). O desenvolvimento deste projeto se deu em turmas de 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Pernambuco – campus Belo Jardim, cidade destacada como polo na produção de baterias automotivas. Contando com a participação de um total de 26 estudantes que ainda não haviam estudado o conteúdo de eletroquímica, a atividade dividiu-se em 6 momentos distribuídos ao longo de 5 semanas, em que foram aplicados 3 questionários utilizados como instrumentos de coleta de dados no decorrer desta aplicação. A partir da comparação entre as respostas dos questionários percebeu-se mudanças na capacidade dos participantes construírem argumentos coerentes acerca do conteúdo científico que foi trabalhado e, além disso, houve um alto índice de acertos nas questões relacionadas há contextos tecnológicos, sociais e ambientais. Os resultados obtidos revelam a importância de se trabalhar o conteúdo de eletroquímica a partir de uma prática contextualizada e, para este fim, a abordagem CTSA mostrou-se uma alternativa relevante visto que auxiliou a assimilação do conteúdo pelo estudante a partir de diferentes perspectivas.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectPilhaspt_BR
dc.subjectBateriaspt_BR
dc.titleUso da abordagem CTSA para contextualizar o ensino de eletroquímica no ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2596521217199210pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0828599421701934pt_BR
dc.description.abstractxAmong the many problems faced in the teaching of chemistry are the difficulties in learning due to lack of contextualization from the historical, cultural, economic and even technological point of view. Thus, the use of contexts that interact with the student's reality can contribute significantly to the learning of scientific concepts. From this perspective, this work aimed to analyze the contributions of contextualization in the teaching of electrochemistry through the use of the STSE approach (Science-Technology- Society-Environment). The development of this project took place in 3rd year high school classes of the Federal Institute of Pernambuco - Belo Jardim campus, a city highlighted as a hub in the production of automotive batteries. With the participation of a total of 26 students who had not yet studied the electrochemistry content, the activity was divided into 6 moments distributed over 5 weeks, in which 3 questionnaires were applied, used as instruments for data collection during this application. From the comparison between the answers of the questionnaires, we noticed changes in the ability of the participants to build coherent arguments about the scientific content that was worked and, in addition, there was a high rate of correct answers to questions related to technological, social and environmental contexts. The results obtained reveal the importance of working the electrochemistry content from a contextualized practice and, to this end, the STSE approach proved to be a relevant alternative since it helped the assimilation of the content by the student from different perspectives.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VERSÃO FINAL - AYRON FARIAS - TCC.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons