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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45020

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorKRAMER, Raphael Harry Frederico Ribeiro-
dc.contributor.authorMELO, Igor Eduardo Santos de-
dc.date.accessioned2022-07-07T13:46:12Z-
dc.date.available2022-07-07T13:46:12Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationMELO, Igor Eduardo Santos de. Modelagem matemática e algoritmos heurísticos para o problema de roteamento de ônibus escolares envolvendo múltiplos períodos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45020-
dc.description.abstractEsta dissertação aborda uma extensão do School Bus Routing Problem (SBRP), que engloba os subproblemas de localização de pontos de paradas de ônibus, alocação de estudantes aos pontos de parada selecionados e roteamento de ônibus envolvendo múltiplos períodos (e.g., dias) e uma única escola, recentemente introduzido na literatura por Melo e Kramer (2021). O objetivo consiste em minimizar a distância total percorrida pela frota no conjunto de períodos analisados, atendendo às restrições de capacidade dos veículos e distância máxima que os alunos podem caminhar até as paradas. No contexto do Multi-Period School Bus Routing Problem (MP-SBRP), os estudantes que têm demandas de transporte para (ou de) uma escola em um subconjunto de períodos devem ser alocados à mesma parada nos períodos em que possuem demandas. Primeiramente, é apresentado um modelo matemático para o problema e, em seguida, é proposto um algoritmo baseado nas meta-heurísticas Iterated Local Search (ILS) e Variable Neighborhood Descent (VND), além de heurísticas de inserção e remoção de paradas considerando os múltiplos períodos, denominado de Iterated Local Search with Randomized Variable Neighborhood Descent and Remove (ILS-RVND-R). O algoritmo proposto foi executado para 95 instâncias do SBRP, propostas por Schittekat et al. (2013), e para 192 instâncias do MP-SBRP obtidas através de uma extensão das instâncias de Schittekat et al. (2013), mostrando-se capaz de obter um desempenho favorável e com um baixo custo computacional para ambos os problemas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectMulti-Period School Bus Routing Problempt_BR
dc.subjectSeleção das paradas de ônibuspt_BR
dc.subjectGeração das rotaspt_BR
dc.subjectAlgoritmo heuristicopt_BR
dc.titleModelagem matemática e algoritmos heurísticos para o problema de roteamento de ônibus escolares envolvendo múltiplos períodospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5172146690172779pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6100360879284224pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation addresses an extension to the School Bus Routing Problem (SBRP), which includes the subproblems of locating bus stops, students allocating to selected bus stops and routing of buses involving multiple periods (e.g., days) and a single school, introduced in the literature by Melo e Kramer (2021). The objective is to minimize the total distance traveled by the fleet in the set of periods, taking into account vehicle capacity constraint and the maximum distance which students can walk to the stops. In the context of Multi-Period School Bus Routing Problem (MP-SBRP), students who have transport demands to (or from) a school in a subset of periods must be allocated to the same stop in the periods in which they have demands. First, a mathematical model for the problem is presented, and then an algorithm based on the metaheuristics Iterated Local Search (ILS) and Variable Neighborhood Descent (VND) is proposed, as well as heuristics for insertion and removal of stops considering multiple periods, called Iterated Local Search with Randomized Variable Neighborhood Descent and Remove (ILS-RVND-R). The proposed algorithm was carried out on 95 instances of SBRP, proposed by Schittekat et al. (2013), and for 192 instances of MP-SBRP obtained by extending the instances of Schittekat et al. (2013), showing capable of obtaining a favorable performance and with a low computational effort for both problems.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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