Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45000

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Siane Gois Cavalcanti-
dc.contributor.authorARAÚJO, Eduardo Oliveira Henriques de-
dc.date.accessioned2022-07-06T16:11:12Z-
dc.date.available2022-07-06T16:11:12Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationARAÚJO, Eduardo Oliveira Henriques de. As formas de ser no livro didático: uma investigação dialógica de "gêneros sociais", "sexualidades" e "sexo" em Português: Linguagens. 2021. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45000-
dc.description.abstractO objetivo primaz desta tese é refletir sobre o discurso acerca de “Gênero Social, Sexualidades e Sexo” no Livro Didático de Língua Portuguesa. De início, tomando por sustentáculo a Teoria Dialógica da Linguagem fundamentada no Círculo de Bakhtin, defendeu-se a noção de Livro Didático como um gênero do discurso, ideologicamente constituído e igualmente elaborado para utilidades e utilizações também ideologizadas. Por segundo passo, mantendo-se a base bakhtiniana de estudos da linguagem, orientou-se o foco analítico para o conceito de verbo-visualidade de Brait (2012a, 2012b). Tal episteme contempla uma compreensão outra de texto, assim como de experienciação inter-relacional dialógica de discursos, determinando por enfoque o Livro Didático como um texto e um discurso que opera diferenciadas semioses em seus trabalhos de pedagogização do mundo social. Em seguida, aliaram-se à Teoria Dialógica os Estudos Queer e a Linguística Aplicada a fim de construir um quadro epistemológico transdisciplinar que observasse os conceitos de “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” consoante perspectivas nocionais discursivas situadas sociohistoricamente. Isso com vistas a investigar movimentos do livro tanto no sentido de naturalização dessas questões como situadas dentro de uma lógica em que “certo” e “errado” seriam espontâneos, quanto no tocante a edificá-las como construto cultural e ideologicamente determinado. Tal percurso a fim de erigir o coletivo teórico-metodológico necessário à investigação das formas pelas quais o Livro Didático de Língua Portuguesa aborda “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” como discursos. Esses se constituem por e advogam a favor de posicionamentos ideológicos que têm no manual, entendido como enunciado, um mecanismo de projeção desses direcionamentos como verdades pedagogizadas e exploradas como parte da experiência escolar dos brasileiros. Diante ́1 disso, o Livro Didático Português: Linguagens, de autoria de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, teve a coleção para o Ensino Médio selecionada para a análise discursiva, de caráter qualitativa. Em virtude de ser uma das coleções mais vendidas do país e participante de todas as edições do PNLD desde 2005 até 2015, e havendo sido a obra su ́ ́bmetida a editais que averbavam questões identitárias e legitimadoras de discursos de minorias nas salas de aula e em seus materiais, comtemplaram-se textos em que se identificou a combinação de recursos verbo-visuais. Através das materialidades textuais que aliam a ilustração à escritura, o corpus foi perscrutrado pelas lentes da Análise Dialógica do Discurso com o fito de se compreender a ideologia subjacente à discursivização de “Gênero Social”, “Sexualidades” e “Sexo” enquanto conteúdo de ensino e de aprendizagem e do campo do currículo no livro. Por conseguinte, os resultados da pesquisa afirmam que o Livro Didático, no contexto expecífico da coleção avaliada, apresenta uma proposta pouco inovadora concernente à exploração temática em sala de aula, não fomentando questões essenciais à formação cidadã averbadas na LDB, nos PCN, nas OCEM e no PNLD. A esses documentos norteadores o manual responde tagencialmente, de forma que dá seguimento a apagamentos historicamente elaborados para o corpo e as identidades, bem como reforça ideologias naturalistas, biologizantes, em detrimento da construção social como epistemologia para “Gênero Sexual”, “Sexualidades” e “Sexo”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectLivro Didático de Portuguêspt_BR
dc.subjectTeoria Dialógica do Discursopt_BR
dc.subjectLinguística Aplicadapt_BR
dc.subjectGênero Socialpt_BR
dc.subjectSexualidadespt_BR
dc.titleAs formas de ser no livro didático : uma investigação dialógica de "gêneros sociais", "sexualidades" e "sexo" em Português : Linguagenspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5813287888184928pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3140964910953390pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe primary objective of this thesis is to reflect on the discourse about “Social Gender, Sexualities and Sex” in the Portuguese Language Textbook. Initially, taking as its support the Dialogical Theory of Language base1d on the Bakhtin Circle, the notion of Textbook was defended as a discourse genre, ideologically constituted and ideologically elaborated for equally ideologized utilities and uses. Second, keeping the Bakhtinian basis of language studies, the analytical focus was oriented to Brait's concept of verb-visuality (2012a, 2012b). Such episteme contemplates a different understanding of text, as well as dialogic inter- relational experience of discourses, focusing on the Textbook as a text and a discourse that operates in different semiosis in its work on pedagogy of the social world. Then, Queer Studies and Applied Linguistics were allied to Dialogic Theory in order to build a transdisciplinary epistemological framework that observed the concepts of “Social Gender”, “Sexualities” and “Sex” according to sociohistorically situated discursive notional perspectives. This with a view to investigating movements in the book either towards the naturalization of these issues as situated within a logic in which “right” and “wrong” would be spontaneous, or towards building them as a culturally and ideologically determined construct. Such a journey in order to erect the theoretical-methodological collective necessary to investigate the ways in which the Portuguese Language Textbook addresses “Social Gender”, “Sexualities” and “Sex” as discourses. These are constituted by and advocate in favor of ideological positions that have in the manual, understood as a statement, a projection mechanism of these directions as pedagogized truths explored as part of the school experience of Brazilians. Therefore, the Portuguese Didactic Book: Linguagens, authored by William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, had its collection for High School selected for discursive analysis, with a qualitative character. In view of being one of the best-selling collections in the country and participating in all editions of the PNLD from 2005 to 2015, and having been the work submitted to notices that endorsed identity issues and le ́ ́gitimizing minority speeches in classrooms and in its materials , texts in which the combination of verbal-visual resources was identified were contemplated. Through the textual materialities that combine illustration with writing, the corpus was scrutinized through the lenses of Dialogic Discourse Analysis with the aim of understanding the ideology underlying the discursiveness of "Social Gender", "Sexualities" and "Sex" as teaching content and learning from the book. Therefore, the research results state that the Textbook, in the specific context of the assessed collection, presents a non-innovative proposal concerning thematic exploration in the classroom, not promoting essential issues for citizenship education registered in the LDB, PCN, OCEM and in the PNLD. The manual responds to these guiding documents in a tactical way, in a way that follows up historically elaborated deletions for the body and identities, as well as reinforces naturalistic, biologizing ideologies, to the detriment of social construction as an epistemology for "Sexual Gender", "Sexualities" and "Sex".pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Eduardo Oliveira Henriques de Araújo.pdf7,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons