Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44998

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMEDEIROS, Ricardo Pinto de-
dc.contributor.authorRÊGO, Nilson Castelo Branco do-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:53:58Z-
dc.date.available2022-07-06T14:53:58Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationRÊGO, Nilson Castelo Branco do. Ensino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recife. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44998-
dc.description.abstractBuscando-se aprimorar as práticas para o ensino de história, sob constante análise e reelaboração de planos e estratégias em sua realização, e com vistas a melhor entender os processos ou mecanismos pelos quais o aprendizado histórico é desenvolvido, apresenta-se como problema central desta pesquisa, a preocupação com os processos de ensino e aprendizagem em História. Para isso, destaca-se a utilização do espaço escolar como meio de observação e de estudo. Como estratégia geral, foram organizadas oficinas de estudo para uma Educação Patrimonial, intituladas como “Colégio Militar do Recife, minha escola, suas memórias, nosso patrimônio”. Foram divididas em três partes que integram o conjunto de elementos constitutivos à pesquisa. Através das oficinas foram proporcionados aspectos como pensar sobre o espaço de vivência, a relação com as práticas ligadas à pesquisa e reflexão histórica, os aspectos identitários e os elementos que podem caracterizar o que se compreende como consciência histórica. Utilizando-se de tipos de fontes históricas e da ludicidade como aspecto presente nas estratégias, as oficinas para uma Educação Patrimonial, trataram da escola, o Colégio Militar do Recife, como campo para pesquisa e reflexão. As Oficinas, aplicadas subdivididas em três partes, no decorrer do ano letivo, constituíram-se por meio do diálogo entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História, contando com o apoio de estudantes que fazem parte do Programa Residência Pedagógica, na área de História. Com as oficinas aplicadas percebeu-se a melhoria no rendimento escolar na disciplina de História.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEnsino de História e consciência histórica através de oficinas para uma educação patrimonial no Colégio Militar do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3152219256381235pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1283820124078505pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxSeeking to improve practices for the teaching of history, under constant analysis and re-elaboration of plans and strategies in its realization, and with a view to better understanding the processes or mechanisms by which historical learning is developed, it presents itself as a central problem of this research, concern with the teaching and learning processes in history. For this, the use of the school space as a means of observation and study stands out. As a general strategy, study workshops for Heritage Education were organized, entitled “Colégio Militar do Recife, my school, its memories, our heritage”. They were divided into three parts that integrate the set of elements constituting the research. Through the workshops, aspects were provided such as thinking about the living space, the relationship with practices linked to research and historical reflection, the identity aspects and the elements that can characterize what is understood as historical awareness. Using types of historical sources and playfulness as an aspect present in the strategies, the workshops for a Heritage Education, dealt with the school, the Military College of Recife, as a field for research and reflection. The Workshops, applied subdivided into three parts, during the academic year, were constituted through the dialogue between Heritage Education and History Teaching, with the support of students who are part of the Pedagogical Residency Program, in the area of History. With the applied workshops, it was noticed an improvement in school performance in the discipline of History.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Nilson Castelo Branco do Rêgo.pdf8,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons