Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44997

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJANOTTI JÚNIOR, Jeder Silveira-
dc.contributor.authorARAÚJO, Leonardo Trindade-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:46:00Z-
dc.date.available2022-07-06T14:46:00Z-
dc.date.issued2015-03-04-
dc.identifier.citationARAÚJO, Leonardo Trindade. Entre graves e beats: uma cartografia da nova cena de música eletrônica baiana. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44997-
dc.description.abstractA dissertação busca compreender as cenas musicais como redes, em constante reconfiguração, que envolvem elementos humanos e não humanos que gravitam em torno de determinadas expressões musicais. Para tanto, propõe o desenvolvimento de uma cartografia da cena de bass music da Bahia, agrupamento agenciado pelas produções eletrônicas marcadas pelas sonoridades graves. Com base nas controvérsias que emergem da observação dos rastros deixados pela cena – reportagens em publicações digitais e impressas, entrevistas, coletâneas musicais, projetos de iniciativa do poder público e páginas em sites de redes sociais – nosso interesse reside, sobretudo, na identificação dos atores heterogêneos que integram esse coletivo, bem como das mediações que se estabelecem entre eles. A pretensão não é desenvolver um mapeamento exaustivo da cena bass baiana, mas discutir, de maneira panorâmica, seus processos de rotulação, lógicas produtivas, reivindicações identitárias e marcas estéticas, com base nas contradições, tensões e disputas identificadas. Na tarefa de traçar a trama que compõe a cena musical em questão, optamos pela interlocução entre trabalhos dos Estudos Culturais, de Comunicação e Música e as prescrições da Teoria Ator- Rede.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCena Musicalpt_BR
dc.subjectBass Musicpt_BR
dc.subjectMúsica Popular Massivapt_BR
dc.titleEntre graves e beats : uma cartografia da nova cena de música eletrônica baianapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4496610903565455pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6366551742319233pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis masters thesis seeks to understand musical scenes as networks, in constant reconfiguration, involving human and non-human elements that gravitate around certain musical expressions. For that, is proposed a cartography development of Bahia bass music scene, grouping touted by electronic productions marked by bass sonorities. Based on the controversies that emerge from the observation of traces left by the scene – reports on digital and print publications, interviews, music collections, public initiative projects and pages on social networking sites – our interest lies mainly in identifying the heterogeneous actors that compose this collective, as well as the mediations that are established between them. The intention is not to develop an exhausting mapping of Bahia bass scene, but discuss, in a panoramic way, their labeling processes, production logics, identity claims and aesthetic marks, based on the identified contradictions, tensions and disputes. In the task of tracing the plot that spins the music scene in question, the choice was a interlocution between works from Cultural Studies, Communication and Music and the prescriptions of Actor-Network Theory.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leonardo Trindade Araújo.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons