Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44994

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Leon Victor de Queiroz-
dc.contributor.authorMELO, Filipe Rocha de-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:22:54Z-
dc.date.available2022-07-06T14:22:54Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationMELO, Filipe Rocha de. Evasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44994-
dc.description.abstractEste trabalho objetivou identificar alguns fatores explicativos para a evasão nos Cursos Técnicos de Agropecuária e Agroindústria Integrados ao Ensino Médio, ofertados pelo campus Vitória de Santo Antão, do Instituto Federal de Pernambuco. As variáveis analisadas foram indicadas pela literatura existente e acessível sobre evasão no Ensino Superior, uma vez que não encontramos trabalhos dessa natureza tratando especificamente do Ensino Médio ou da Educação Profissional e Tecnológica. A base de dados foi composta com as informações de 748 estudantes que ingressaram nos cursos de 2013 a 2016. Foram selecionadas como variáveis independentes: idade, sexo, cidade de residência, nota no vestibular, recebimento de auxílio financeiro, contemplação com moradia estudantil, participação em projeto de pesquisa e/ou extensão; a fim de verificar suas respectivas correlações com o resultado obtido por cada estudante (conclusão ou evasão) após 4 anos do seu ingresso no curso. Nossa hipótese principal era que quando a família ou o próprio indivíduo precisa obter ou aumentar sua renda, ocorre a evasão. Estatisticamente, foi testada a correlação de Spearman entre as variáveis independentes e a variável dependente e estruturados dois modelos de regressão logística binária. Em geral, as correlações confirmaram aquilo que havíamos encontrado na literatura disponível e confirmadas na regressão, mostrando-se significativas (com exceção de uma), donde concluímos que essas variáveis ajudam a explicar e a compreender o fenômeno da evasão nos cursos considerados, sem - obviamente - esgotar a complexidade pertinente a ele.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.titleEvasão nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2968752072297466pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4629969138485769pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to identify some explanatory factors for the dropout in Technical Courses of Agriculture and Agroindustry Integrated to High School, offered by the campus Vitória de Santo Antão, of the Federal Institute of Pernambuco. The analyzed variables were indicated by the existing and accessible literature on dropout in Higher Education, since we did not find any works of this nature dealing specifically with High School or Professional and Technological Education. The database was composed with information from 748 students who entered the courses from 2013 to 2016. The following were selected as independent variables: age, sex, city of residence, grade in the entrance exam, receipt of financial aid, contemplation with student housing, participation in a research and / or extension project; in order to verify their respective correlations with the result obtained by each student (completion or dropout) after 4 years of entering the course. Our main hypothesis was that when the family or the individual himself needs to obtain or increase his income, evasion occurs. Statistically, Spearman's correlation between the independent variables and the dependent variable was tested and two binary logistic regression models were structured. In general, the correlations confirmed what we had found in the available literature and confirmed in the regression, proving to be significant (with the exception of one), from which we conclude that these variables help to explain and understand the dropout phenomenon in the courses considered, without - obviously - exhausting the complexity pertinent to it.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Filipe Rocha de Melo.pdf610,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons