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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44993

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorBELCHIOR, Maria Helena Cavalcanti da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-06T14:17:47Z-
dc.date.available2022-07-06T14:17:47Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationBELCHIOR, Maria Helena Cavalcanti da Silva. Engajamento estudantil na produção de tecnologia social no ensino médio integral e integrado à educação profissional. 2022. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44993-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi construída a partir dos pilares: engajamento estudantil, tecnologia social e ensino médio integral e integrado à educação profissional. Parte do pressuposto que a difusão da tecnologia social é um vetor capaz de induzir o engajamento dos estudantes, a partir das múltiplas concepções de saberes derivadas dos sujeitos e de suas repercussões nas aprendizagens geradas. Nesse sentido, defendemos a tese de que as experiências acadêmicas voltadas ao desenvolvimento de tecnologia social, focadas na realidade local, contribuem para o engajamento dos estudantes quando inseridas nos contextos de aprendizagem. Tem como lócus de estudo a Escola Técnica Estadual Jurandir Bezerra Lins, situada no município de Igarassu, Pernambuco, e como sujeitos da pesquisa, estudantes do ensino médio integrado à educação profissional em guia de turismo. Seu objetivo geral é investigar a influência da produção de tecnologia social no engajamento de estudantes no ensino médio integral e integrado à educação profissional em guia de turismo. Referente aos procedimentos metodológicos, os definimos enquanto uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, de gênero prático e exploratória. Também nos utilizamos das pesquisas documentais e bibliográficas. Empregamos múltiplos meios para a construção dos dados no campo de investigação realizando a análise dos mesmos através do método da análise de conteúdo, com base nas categorias e subcategorias temáticas geradas à luz dos referenciais teóricos estudados. Verificamos a presença das dimensões do engajamento estudantil discutidas na literatura acerca do construto no curso da produção de tecnologia social, sendo estas refletidas através de indicadores do engajamento dos estudantes, tais como: colaboração, protagonismo, trabalho em equipe e autonomia. Também foi realçado o engajamento dos discentes relacionando-o à habilitação técnica de nível médio em guia de turismo, o que configurou um engajamento proveniente dos contextos originários da educação profissional e tecnológica vivenciada. Salientamos que a busca pela promoção de cenários de aprendizagens nos quais a tecnologia social sirva como um elo entre a escola e a sociedade configura-se como instrumento de participação ativa do estudante, sendo esta refletida em seu engajamento. Em seu processo contínuo de (re) construção de saberes, os estudantes poderão reconhecer em seu próprio território um local de produção de tecnologia social, condizente à sua realidade e aos seus sujeitos, assim como espaço de vivências da sua futura atuação profissional.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngajamento Estudantilpt_BR
dc.subjectTecnologia Socialpt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectGuia de Turismopt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEngajamento estudantil na produção de tecnologia social no ensino médio integral e integrado à educação profissionalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9037552956224605pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1120580802653357pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research was built from the pillars: student engagement, social technology, and integral high school integrated to professional education. The study assumes that the diffusion of social technology is a vector capable of inducing student engagement, based on the multiple conceptions of knowledge derived from the subjects and its repercussions on the learning generated. In this sense, we defend the thesis that academic experiences aimed at the development of social technology, focused on local reality, contribute to the engagement of students when inserted into learning contexts. Its locus of study is the Jurandir Bezerra Lins State Technical School, located Igarassu, Pernambuco, and, as research subjects, students of high school integrated to professional education in tourism guide. Its general objective is to investigate the influence of social technology production on student engagement in high school integrated to professional education in tourism guide. Regarding the methodological procedures, we defined it as research of an essentially qualitative nature, of a practical and exploratory kind. We also used documentary and bibliographic research. We employed multiple means for the data construction in the field of investigation, analyzing them through the content analysis method, based on the thematic categories and subcategories generated in the light of the theoretical references studied. We verified the presence of the dimensions of student engagement discussed in the literature about the construct during social technology production, and these were reflected through indicators of student engagement, such as: collaboration, protagonism, teamwork, and autonomy. The students' engagement was also highlighted by relating it to the medium level technical qualification in tourism guide, which configured an engagement originating from the contexts of professional and technological education experienced. We emphasize that the search for the promotion of learning scenarios in which social technology serves as a link between school and society configures itself as an instrument of active student participation, which is reflected in their engagement. In their continuous process of (re)construction of knowledge, students will be able to recognize in their own territory a place to produce social technology, consistent with their reality and their subjects, as well as a space for experiences of their future professional performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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