Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Murilo Artur Araújo da-
dc.contributor.authorALMEIDA, Suzane Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2022-07-06T11:17:07Z-
dc.date.available2022-07-06T11:17:07Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationALMEIDA, Suzane Cavalcanti de. Trajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020). 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44983-
dc.description.abstractApresenta análise de estudos de usuários brasileiros publicados em artigos na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. Mostra seu percurso temporal e epistemológico de 1972 a 2020. Expõe estatísticas de artigos nos quais os autores apresentam resultados e conclusões de estudos de usuários executados, de forma a relatar abrangência temporal, instrumentos de coleta de dados, abordagens teóricas e metodológicas, objetivos dos estudos, tipologia do serviço informacional pesquisado, abrangência geográfica e vinculação institucional dos autores. Como resultados, mostra que: o estudo de usuários tem sido um assunto cada vez mais constante ao longo das décadas entre os acadêmicos do país; o questionário tem sido o principal instrumento de coleta de dados; a escala Likert é a categoria metodológica mais empregada, entre as poucas técnicas teórico- metodológicas vistas na literatura e aplicadas nos estudos de usuários; o perfil da clientela é o objetivo de pesquisa mais verificado; bibliotecas universitárias é o tipo de serviço de informação em que mais são feitos estudos de usuários; no Brasil, estes estudos são realizados principalmente no Nordeste e, em seguida, no Sudeste; A Universidade Federal de Minas Gerais é a instituição com mais autores a produzir tais estudos, seguida pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade de Brasília. Conclui que estudar a comunidade usuária de um serviço informacional ainda é necessário e não se esgotam facilmente as capacidades de novos estudos, visto haver uma extensa quantidade de serviços. Sugere a possibilidade de estudar os clientes do mesmo serviço informacional já estudado antes, periodicamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudo de usuáriospt_BR
dc.subjectServiços informacionaispt_BR
dc.subjectUsuários da informaçãopt_BR
dc.titleTrajetória epistemológica dos estudos de usuários de serviços de informação no Brasil (1972-2020)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Edilene Maria da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1331783842048150pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2565474279842382pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxIt presents an analysis of Brasilian users studies published in articles in the Reference Database of Articles of Journals in Information Science (Brapci in portuguese). It shows its temporal and epistemological course from 1972 to 2020. It exposes statistics for articles in which the authors present results and conclusions of user studies carried out, in order to report temporal scope, data collection instruments, theoretical and methodological approaches, study objectives, typology of the researched informational service, geographic scope and institutional affiliation of the authors. As a result, it shows that: the study of users has been an increasingly constant subject over the decades among academics in the country; the questionnaire has been the main instrument for data collection; the Likert scale is the most used methodological category, among the few theoretical-methodological techniques seen in the literature applied in user studies; the customer profile is the most verified research objective; university libraries is the type of information service in which most user studies are carried out; in Brazil, these studies are carried out mainly in the Northeast and then in the Southeast; The Universidade Federal de Minas Gerais is the institution that has more authors to produce such studies, followed by the Universidade Federal da Paraíba and the Universidade de Brasília. It concludes that studying the user community of an informational service is still necessary and the capacities for further studies are not easily exhausted, since there is an extensive amount of services. It suggests the possible to study the clients of the same informational service studied before, periodically.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2926539030183375pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Suzane Cavalcanti de Almeida.pdf1,18 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons