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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTEIXEIRA, Flávio Weinstein-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do-
dc.date.accessioned2022-07-05T13:34:44Z-
dc.date.available2022-07-05T13:34:44Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. Imagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais. 2021. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44975-
dc.description.abstractEsta tese analisa a relação entre o cinema documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais (IJNPS), no modo como emergiu, dentro das ciências sociais e da cinematografia brasileira, um conjunto de imagens sobre o Nordeste. O IJNPS foi um órgão federal criado por iniciativa do sociólogo Gilberto Freyre, em 1949, e sediado no Recife. A instituição assumiu um importante papel no apoio e financiamento às produções cinematográficas que convergiam com a proposta da pesquisa social produzida pela casa. Tornou-se um espaço de circulação e debates entre cientistas e cinegrafistas. Através dessas relações, constroem-se representações sobre o Nordeste que evidenciam as transformações políticas e culturais no país. Durante a direção executiva de Mauro Mota (1956-1970) e Fernando Freyre (1970-1979), o IJNPS realizou ações importantes sobre o gênero documental, como a produção dos filmes Aruanda (1960), O Cajueiro Nordestino (1962), A cabra na região semi-árida (1966) e Cultura Marginal Brasileira (1975). Além disso, colocou em prática uma série de eventos destinados a pensar e debater o documentário, a exemplo da realização, na década de 1970, das três edições da Mostra e Simpósio do Filme Documental Brasileiro. Essas iniciativas culminaram na construção de um próprio setor cinematográfico na instituição, hoje denominada Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Identifica-se, assim, a importância do IJNPS no fortalecimento do documentário nacional e as condições históricas de desenvolvimento do gênero como um agente da pesquisa e reflexão social. A partir da História Cultural do Cinema, consideramos, além das questões estéticas, suas representações, os aspectos de produção, fomento, trajetórias dos cineastas e seus significados para a História.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectDocumentário (Cinema)pt_BR
dc.subjectBrasil, Nordestept_BR
dc.subjectPesquisa socialpt_BR
dc.subjectInstituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociaispt_BR
dc.titleImagens do Nordeste : o filme documental e o Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coFERREIRA, Alexandre Figueirôa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4806051901867661pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9299027485408607pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis thesis analyzes the relation between documentary cinema and the Joaquim Nabuco Institute of Social Researches (IJNPS), concerning the way a set of images about the Brazilian Northeast Region emerged inside the social sciences and Brazilian cinematography. The IJNPS was a federal organ located in Recife created by the initiative of sociologist Gilberto Freyre in 1949. The institution assumed an important role in the support and financing of cinematographic productions that converged with the proposal of social research conducted by the Institute. It became a place of circulation and debate between scientists and film directors. Through these relations, representations about the Brazilian Northeast are built, remarking the political and cultural transformations in the country. During the executive direction of Mauro Mota (1956-1970) and Fernando Freyre (1970-1979), the IJNPS has performed important actions about the documentary genre, such as the production of the films Aruanda (1960), The Northeastern Cashew Tree (1962), The goat in the semi-arid region (1966) and Brazilian Marginal Culture (1972). There is also a series of events meant to think and debate the documentary, like the three editions of the Exhibition and Symposium on the Brazilian Documentary Film, in the decade of 1970. These initiatives have culminated in the creation of the institution’s own sector of cinema, the IJNPS now being called Joaquim Nabuco Foundation (Fundaj). Therefore, it is possible to identify the importance of the IJNPS in the strengthening of the national documentary production and the historical conditions for the genre’s development as an agent of research and social reflection. Through the Cultural History of the Cinema, we consider, beyond its aesthetic issues, its representations, the aspects of production, promotion, the filmmakers’ trajectories and its meanings to History.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701178560479085pt_BR
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