Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Elifas Bernardo-
dc.date.accessioned2022-07-05T12:39:40Z-
dc.date.available2022-07-05T12:39:40Z-
dc.date.issued2022-05-12-
dc.date.submitted2022-07-04-
dc.identifier.citationSILVA, Elifas Bernardo. Vantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva analisar as vantagens e desvantagens do uso de jogos nas aulas presenciais e remotas elencadas por professores que ensinam Matemática em municípios do Agreste de Pernambuco. Para isso nos referenciamos em investigações que discutem sobre o uso de jogos como estratégia de ensino de matemática, o papel do professor no uso desse recurso e os jogos digitais como recursos tecnológicos para aulas no ensino remoto. O uso de jogos, nessa pesquisa, está sendo analisado como uma metodologia que apresenta vantagens e desvantagens, e dependendo do planejamento do professor, o jogo poderá ser um recurso para suscitar uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem um caráter qualitativo, que com base nas considerações de sete professores de matemática dos Anos Finas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do agreste de Pernambuco, em um questionário constituído de duas seções que visavam evidenciar as perspectivas dos professores sobre o tema. A maioria dos professores utilizou os jogos como recurso didático nas aulas presenciais, entretanto, para as aulas remotas se deu o contrário. Em relação às vantagens e desvantagens, para o ensino remoto foram citadas menos vantagens e mais desvantagens do que para o presencial, demonstrando assim, a existência de algumas dificuldades no uso de jogos nas aulas remotas dos professores.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos matemáticospt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleVantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7677360313747524pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to analyze the advantages and disadvantages of using games in face-to-face and remote classes listed by teachers who teach Mathematics in municipalities in the Agreste region of Pernambuco. For this, we refer to investigations that discuss the use of games as a strategy for teaching mathematics, the role of the teacher in the use of this resource and digital games as technological resources for classes in remote teaching. The use of games, in this research, is being analyzed as a methodology that has advantages and disadvantages, and depending on the teacher's planning, the game can be a resource to improve student learning. Our research has a qualitative character, which is based on the considerations of seven mathematics teachers from the Fine Years of Elementary School and High School in the countryside of Pernambuco, in a questionnaire consisting of two sections that aimed to highlight the teachers' perspectives on the subject. Most teachers used games as a didactic resource in face-to-face classes, however, for remote classes the opposite was true. Regarding the advantages and disadvantages, fewer advantages and more disadvantages were mentioned for remote teaching than for face-to-face teaching, thus demonstrating the existence of some difficulties in the use of games in teachers' remote classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - ELIFAS BERNARDO SILVA - FINAL.pdf489,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons