Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Elifas Bernardo | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T12:39:40Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T12:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-04 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Elifas Bernardo. Vantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44966 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva analisar as vantagens e desvantagens do uso de jogos nas aulas presenciais e remotas elencadas por professores que ensinam Matemática em municípios do Agreste de Pernambuco. Para isso nos referenciamos em investigações que discutem sobre o uso de jogos como estratégia de ensino de matemática, o papel do professor no uso desse recurso e os jogos digitais como recursos tecnológicos para aulas no ensino remoto. O uso de jogos, nessa pesquisa, está sendo analisado como uma metodologia que apresenta vantagens e desvantagens, e dependendo do planejamento do professor, o jogo poderá ser um recurso para suscitar uma melhoria na aprendizagem dos alunos. Nossa pesquisa tem um caráter qualitativo, que com base nas considerações de sete professores de matemática dos Anos Finas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do agreste de Pernambuco, em um questionário constituído de duas seções que visavam evidenciar as perspectivas dos professores sobre o tema. A maioria dos professores utilizou os jogos como recurso didático nas aulas presenciais, entretanto, para as aulas remotas se deu o contrário. Em relação às vantagens e desvantagens, para o ensino remoto foram citadas menos vantagens e mais desvantagens do que para o presencial, demonstrando assim, a existência de algumas dificuldades no uso de jogos nas aulas remotas dos professores. | pt_BR |
dc.format.extent | 51p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professor | pt_BR |
dc.subject | Ensino presencial | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.title | Vantagens e desvantagens do uso de jogos matemáticos no presencial e no remoto: perspectivas elencadas por professores de Matemática do Agreste de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7677360313747524 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to analyze the advantages and disadvantages of using games in face-to-face and remote classes listed by teachers who teach Mathematics in municipalities in the Agreste region of Pernambuco. For this, we refer to investigations that discuss the use of games as a strategy for teaching mathematics, the role of the teacher in the use of this resource and digital games as technological resources for classes in remote teaching. The use of games, in this research, is being analyzed as a methodology that has advantages and disadvantages, and depending on the teacher's planning, the game can be a resource to improve student learning. Our research has a qualitative character, which is based on the considerations of seven mathematics teachers from the Fine Years of Elementary School and High School in the countryside of Pernambuco, in a questionnaire consisting of two sections that aimed to highlight the teachers' perspectives on the subject. Most teachers used games as a didactic resource in face-to-face classes, however, for remote classes the opposite was true. Regarding the advantages and disadvantages, fewer advantages and more disadvantages were mentioned for remote teaching than for face-to-face teaching, thus demonstrating the existence of some difficulties in the use of games in teachers' remote classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ELIFAS BERNARDO SILVA - FINAL.pdf | 489,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons