Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44915
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Ana Paula Freitas da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cibele Maria Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-30T12:46:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-30T12:46:10Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA Cibele Maria Ferreira da Silva, Júri Simulado: Uma Proposta Contextualizada Para o Ensino de Química, a Partir da Escova Progressiva, 2022, Química - Licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru/PE, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44915 | - |
dc.description.abstract | No contexto do ensino de química, o conteúdo se torna ainda mais desafiante, pois as práticas tradicionais e descontextualizadas ainda fazem parte do cotidiano da maioria das salas de aula, o que reflete na desmotivação e não participação ativa dos estudantes. Diante deste cenário, este trabalho buscou utilizar a metodologia do júri simulado a partir da temática escova progressiva como uma estratégia complementar para o ensino de química. Esta foi proposta como uma alternativa a metodologia tradicional, proporcionando um momento de promoção de autonomia e protagonismo do estudante em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada com estudantes do 3º ano do ensino médio e teve por objetivo analisar como esta estratégia pode favorecer o processo de construção de conhecimento de conteúdos de químicos. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a observação participativa e a análise dos materiais e falas produzidos por cada equipe. A partir dos dados obtidos foi possível perceber que a utilização de um problema contextualizado através do júri simulado desenvolveu autonomia nos estudantes, construção de conhecimento, trabalho em equipe, pesquisas científicas, o que permitiu a ressignificação dos conteúdos, frente ao problema proposto através da apresentação de argumentos durante a realização do júri. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Júri Simulado | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Ativa | pt_BR |
dc.title | Júri Simulado: uma proposta contextualizada para o ensino de Química, a partir da escova progressiva. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3635428091366620 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0586155716656555 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the context of teaching chemistry, the topic becomes even more challenging, as traditional and decontextualized practices are still part of the daily life of most classrooms, which reflects on students' lack of motivation and active participation. Given this scenario, this work sought to use the methodology of the simulated jury based on the progressive brush theme as a complementary strategy for teaching chemistry. This was proposed as an alternative to the traditional methodology, providing a moment to promote student autonomy and protagonism in the classroom. This research was carried out with 3rd year high school students and aimed to analyze how this strategy can favor the process of building knowledge of chemical content. Participatory observation and analysis of materials and speeches produced by each team were used as a data collection instrument. From the data obtained, it was possible to perceive that the use of a contextualized problem through the simulated jury developed autonomy in the students, construction of knowledge, teamwork, scientific research, which allowed the resignification of the contents, in front of the proposed problem through the presentation of arguments during the jury. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cibele Maria Ferreira da Silva.pdf | 823,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons