Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Kátia Calligaris-
dc.contributor.authorSILVA, Thaynara Sabrina Guedes da-
dc.date.accessioned2022-06-28T18:35:15Z-
dc.date.available2022-06-28T18:35:15Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.date.submitted2022-06-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44899-
dc.description.abstractA Aprendizagem Autorregulada pode ser definida como a capacidade de organizar pensamentos, sentimentos e ações para assim alcançar metas e objetivos pessoais. No entanto, apesar de ser um processo autoiniciado no aprendiz, a Autorregulação da Aprendizagem (ARA) pode ter sua promoção ampliada por fatores externos, como a ação docente, os colegas de turma e, porque não dizer, pelas redes sociais. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a interação com o público abordando a temática da ARA no perfil do Instagram do @gpehcc (Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica) a partir da proposta de ação do programa Aprendiz Motiva. Além deste objetivo geral, buscou-se, também, identificar o interesse do público pela temática da ARA, os elementos que produziram mais questionamentos e interações e, por fim, a dinâmica de interação a partir das postagens no Instagram. A produção do material utilizado nas postagens no Instagram foi acompanhada pelo grupo de pesquisa LabFol, (CAA/UFPE), o que possibilitou a adequação de cores, imagens e texto nos cards criados para as postagens. As publicações aconteceram em um período de 5 semanas e abordaram 4 temas principais. O primeiro tema, Introdução a Autorregulação da Aprendizagem, se propôs a apresentar a ARA e seus componentes principais como a motivação, cognição e metacognição. Os segundo e terceiro temas objetivaram apresentar a importância de algumas atitudes para melhorar o desempenho nos estudos, foram eles Dicas para Produtividade nos Estudos e Benefícios do Ambiente. O Processo de Autoavaliação foi o tema que fechou o conjunto de postagens que envolveu, além de cards e texto no feed do canal @gpehcc, diversas estratégias de interação com os seguidores por meio de publicação de stories para todas as temáticas. Os resultados encontrados mostram o interesse do público pela temática da ARA, principalmente por um dos elementos da autorregulação: a motivação. O presente trabalho deixa claro a importância de se ampliar o espaço de aprendizagem, podendo então promover a autorregulação por meio de uma rede social muito utilizada atualmente que é o Instagram.pt_BR
dc.format.extent75p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleA utilização do Instagram como um recurso para promoção da autorregulação da aprendizagem.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4319541876119593pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1602311954880488pt_BR
dc.description.abstractxSelf-Regulated Learning can be defined as the ability to organize thoughts, feelings and actions in order to achieve personal goals and objectives. However, despite being a self-initiated process in the learner, Self-Regulation of Learning (SRL) can have its promotion expanded by external factors, such as teaching action, classmates and, why not say, by social networks. Thus, the objective of this work was to analyze the interaction with the public addressing the theme of SRL on the Instagram profile of @gpehcc (Research Group in Education, History and Scientific Culture) based on the action proposal of the Aprendiz Motiva program. In addition to this general objective, we also sought to identify the public's interest in the SRL theme, the elements that produced more questions and interactions and, finally, the dynamics of interaction from the posts on Instagram. The production of the material used in the posts on Instagram was monitored by the research group LabFol, (CAA/UFPE), which made it possible to adapt colors, images and text in the cards created for the posts. The publications took place over a period of 5 weeks and addressed 4 main themes. The first theme, Introduction to Self-Regulation of Learning, proposed to present the SRL and its main components such as motivation, cognition and metacognition. The second and third themes aimed to present the importance of some attitudes to improve performance in studies, they were Tips for Productivity in Studies and Benefits of the Environment. The Self-Assessment Process was the theme that closed the set of posts that involved, in addition to cards and text in the feed of the @gpehcc channel, various interaction strategies with followers through the publication of stories for all themes. The results found show the public's interest in the SRL theme, mainly due to one of the elements of self-regulation: motivation. The present work makes clear the importance of expanding the learning space, being able to promote self-regulation through a social network that is currently widely used, which is Instagram.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO UM RECURSO PARA PROMOÇÃO DA AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM.pdf2,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons