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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44889

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSTRAGEVITCH, Luiz-
dc.contributor.authorBLANDON, Geniel Andres Talavera-
dc.date.accessioned2022-06-28T13:55:05Z-
dc.date.available2022-06-28T13:55:05Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.identifier.citationBLANDON, Geniel Andres Talavera. Avaliação técnico-econômica e ambiental da integração do sequestro de CO2 em biorrefinarias de cana no contexto do programa RenovaBio. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44889-
dc.description.abstractO aquecimento global provocado pelo aumento da temperatura média do planeta é um problema real, no qual estão envolvidos todos os países do mundo. No acordo de Paris, cada país apresentou seus planos para mitigar as mudanças climáticas através da diminuição da Emissão e CO2 na atmosfera da emissão. Para alcançar as metas de descarbonização do Brasil, foi criada a política nacional de biocombustíveis conhecida como RenovaBio, cujo objetivo principal é aumentar a participação dos biocombustíveis na matriz energética nacional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atratividade do bônus sobre emissões negativas previsto no RenovaBio como indutor de investimento em sequestro de carbono, no contexto de uma biorrefinaria de cana-de-açúcar. O estudo se baseou em avaliações econômicas e ambientais de uma biorrefinaria sem sequestro de carbono, e de cenários que contemplam o sequestro e a participação do programa RenovaBio. Para realizar sequestro de carbono, o processo de captura do CO2 foi modelado utilizando o simulador AspenPlus e as logísticas de transporte rodoviário, ferroviário e marítimo do CO2 desenvolvidas através da Biorrefinaria Virtual de Cana-de-açúcar (BVC), que é uma plataforma desenvolvida pelo Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR). Por fim, foram considerados os custos de injeção do CO2 em aquífero salino e em reservatórios depletados para realizar Enhanced Oil Recovering (EOR). Os resultados econômicos das avaliações mostraram que o cenário base obteve um Valor Presente Liquido (VPL) de R$ 536,27 milhões, VPL/Investimento de 0,42, Taxa Interna de Retorno (TIR) de 17,19% e retorno de investimento de 4,7 anos, o que representa o cenário com maior rentabilidade. Os oito cenários com sequestro de carbono apresentaram VPL maior que zero e TIR maior que 12%, indicando a viabilidade dos projetos. Dentre os cenários avaliados, o cenário 2 (transporte rodoviário + EOR) apresentou valores de VPL e TIR superiores aos demais para a distância de 20 km, indicando o transporte rodoviário como melhor opção para distâncias curtas. Já para distâncias entre 50 km e 500 km, o cenário 4 (transportes rodoviário e ferroviário + EOR) mostrou melhor viabilidade. Além disso, embora os cenários com sequestro de carbono tenham viabilidade, foi verificado que o bônus pela emissão negativa de 20% sobre a Nota de Eficiência Energético Ambiental (NEEA) oferecido pela lei RenovaBio (quando o preço do CBIO é de USD 10) não foi suficiente para superar a rentabilidade do cenário base. Porém, foi aumentado o valor do CBIO para os melhores cenários, com o objetivo de igualar a rentabilidade do cenário base. O valor do CBIO para o cenário com sequestro em reservatórios depletados foi de USD 18 e para o cenário com sequestro em reservatórios depletados com transporte ferroviário foram USD 20, 21,3, 24,4 e 29,4 para distâncias de 50, 100, 250 e 500 km, respectivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.subjectSequestro de carbonopt_BR
dc.subjectLiquefação de CO2pt_BR
dc.subjectBiorefinariapt_BR
dc.subjectCana-de-açucarpt_BR
dc.subjectRenovaBiopt_BR
dc.titleAvaliação técnico-econômica e ambiental da integração do sequestro de CO2 em biorrefinarias de cana no contexto do programa RenovaBiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIMÕES, Diogo Ardaillon-
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2730416923915211pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Quimicapt_BR
dc.description.abstractxThe global warming caused by the increase of the average temperature of the planet is a world issue in which all countries of the world are involved. In the Paris agreement, each country presented its plans to mitigate the climate changes through the decline of the CO2 concentration of the atmosphere. To achieve the decarbonization goals, Brazil in particular, created the National Biofuels Policy (RenovaBio), which main goal is to increase the participation of biofuel in the national energy matrix. The aim of this work was to evaluate the attractiveness of the bonus of negative emissions contained in RenovaBio as an investment promoter in Carbon Capture and Storage (CCS), in the context of a sugarcane biorefinery. To achieve this objective an economic and environmental assessment were performed considering a biorefinery without CCS, as well as several biorefineries with CCS making use of the benefits of the RenovaBio law. To perform CCS a CO2 capture process using the software AspenPlus was created. Also, road, rail and maritime transportation logistics were developed through BVC, to transport the CO2 to the injection point. Finally, the CO2 injection cost in saline aquifer and in oil field for Enhanced Oil Recovery (EOR) was considered. The economical results of the assessments showed that the baseline scenario obtained a NPV of R$ 537,27 million, an IRR of 17,19%, and an investment return of 4,7 years, being the highest cost-effectiveness scenario. On the other hand, eight scenarios with CCS were evaluated. The results showed that all scenarios were cost-effectiveness with NPV greater than zero and IRR greater than 12%, indicating the viability of the projects. The scenarios both with CCS and without CCS were analyzed, being observed that scenario 1 had the most cost-effectiveness for a distance of 20 km, suggesting that road transportation is best for short distances. For distances between 50 and 500 km, the scenario 4 showed highest viability. Besides, it was verified that even though the scenarios with CCS were viable, the bonus offered by RenovaBio (CBIO de USD 10) was not enough to outperform the baseline scenario. However, the CBIO value for the best scenarios was increased in order to reach the baseline scenario cost-effectiveness. The CBIO value for scenario 2 was USD 18 and for scenario 4 were USD 20, 21,3, 24,4 and 29,4 for distances of 50, 100, 250 e 500 km, respectively.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9588911544082215pt_BR
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