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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSALES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de-
dc.contributor.authorARAÚJO, Jéssica Rafaela Vidal de-
dc.date.accessioned2022-06-27T17:45:39Z-
dc.date.available2022-06-27T17:45:39Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.date.submitted2022-05-18-
dc.identifier.citationARAÚJO, Jessica Rafaela Vidal de. Educação Infantil 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44872-
dc.description.abstractNesta pesquisa buscamos levantar uma reflexão em torno da infância negra e a discussão étnico-racial nos espaços da educação infantil. Buscando destacar como o ambiente do CMEI trata os possíveis conflitos e discriminações raciais enfrentados nesse espaço e se nesta existem recursos, materiais pedagógicos e práticas propostas para combater essas discriminações e promover representações que possibilitem que as crianças negras construam afirmações positivas, diante de seus traços e características negras. Assim, objetivou-se compreender como essa discussão se insere nos espaços de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, através de entrevistas semiestruturadas com duas docentes. Utilizando a abordagem qualitativa como procedimento metodológico, optando-se pela análise de conteúdo para a discussão dos dados. Para fundamentar as discussões teóricas em torno da questão étnico-racial e da infância negra, conversamos com alguns autores como Henik e Faria (2015) que abordam o contexto histórico da infância e infância negra. Acerca do ambiente da educação infantil e trato com a infância negra e a discussão étnico-racial, trazemos Cavalleiro (2014); Lima (2020) e Silva (2014) que mostram seus olhares em torno da escola acerca da temática. No que se refere à lei 10.639/03, Silva (2011) e Pinho (2012) abordam as tessituras que se encontram na lei, com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura negra nos ambientes escolares.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfância negrapt_BR
dc.subjectÉtnico-racialpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleInfância negra e a discussão étnico-racial no espaço da educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8110858923692305pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA-NFD) Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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