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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44868

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorRIBEIRO, José Macio Rodrigues-
dc.date.accessioned2022-06-27T16:02:38Z-
dc.date.available2022-06-27T16:02:38Z-
dc.date.issued2022-01-28-
dc.identifier.citationRIBEIRO, José Macio Rodrigues. Aplicativo como tecnologia assistiva : uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências Ambientais. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44868-
dc.description.abstractA inclusão educacional vem superando barreiras diante do desafio de alcançar uma educação de igualdade para todos. Crianças com deficiência devem desde cedo conviver com outras crianças típicas, isso traz benefícios não só para si mesmas, como também para as outras crianças da escola. Com o objetivo de desenvolver um aplicativo como ferramenta de tecnologia assistiva no ensino de Ciências Ambientais, esta pesquisa encontra em seu caminho diversas formas de reflexão sobre a educação, especialmente no Ensino de Ciências Ambientais, passando por alguns temas para alcançar a utopia que é a inclusão dos estudantes da educação inclusiva na escola de forma cooperativa, tendo o manejo de recursos naturais envolvidos numa horta, com atividades voltadas a ações sustentáveis para melhoria do ambiente em que vivem e do seu bem estar e em consonância com os ODS2 - Fome zero e agricultura sustentável, ODS3 – Saúde e bem estar, ODS4 – Educação de qualidade e ODS6 – Água potável e saneamento básico, para o alcance da Agenda 2030. A partir de uma pesquisa aplicada de caráter exploratória com uma abordagem qualitativa desenvolvida na Escola Cônego Eugênio Vilanova, Gravatá- PE, o aplicativo “Minha hortinha” desenvolvido na plataforma Fábrica de Aplicativos disponibiliza conteúdo e interatividade sobre horta, reciclagem, economia de água, alfabetização e inclusão. E uma vez que a educação inclusiva nas escolas tem sido um desafio para os professores, que em sua maioria tem dificuldades de trabalhar com os estudantes com transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e deficiências, com uma limitação de ferramentas digitais, o aplicativo desenvolvido traz de forma interdisciplinar várias atividades adaptadas para estudantes do Ensino Fundamental - Anos iniciais que fazem parte da inclusão, tendo em foco o ensino de Ciências Ambientais, no entanto, podem-se trabalhar outros componentes curriculares, promovendo um ensino de forma integrada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectJogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.titleAplicativo como tecnologia assistiva : uma perspectiva inclusiva no ensino de Ciências Ambientaispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9067437205725182pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxEducational inclusion has been overcoming barriers in face of the challenge to achieve an equal education for all. Children with disabilities should from an early age socialize with typical children, it brings benefits not only for themselves, but also for all children in the school. In order to develop an application as an assistive technological tool to teach Environmental Science, this research finds in its course several ways to reflect about education, especially in the teaching of Environmental Sciences, going through some themes to reach the utopia that is the integration of students from inclusive education in school in a cooperative way, having the handling of natural resources involved in a vegetable garden, with activities focused on sustainable actions to improve the environment in which they live and their well-being in consonance with SDG2 - Zero hunger, SDG3 - Good health and well-being, SDG4 - Quality education and SDG6 - Clean water and sanitation, in order to achieve the Agenda 2030. From an applied exploratory research with a qualitative approach developed at the school Cônego Eugênio Vilanova in Gravatá-PE, the applicative "Minha hortinha" developed on the platform Fábrica de Aplicativos provides content and interactivity about vegetable gardens, recycling, water saving, literacy and inclusion. And since inclusive education in schools has been a challenge for teachers, who mostly have difficulties working with students suffering from global development disorders, high abilities and disabilities, with a limitation of digital tools, the developed applicative provides several interdisciplinary activities adapted for students of elementary school - early years that are part of the inclusion, focusing on the teaching of environmental sciences, however, other curriculum components can be worked on, promoting an integrated education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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