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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44860
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Título: | Socioeducação : percepções e práticas de docentes e agentes socioeducativos |
Autor(es): | SILVA, Anderson Henrique Monte da |
Palavras-chave: | Direitos Humanos; Socioeducação; Ressocialização |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Anderson Henrique Monte da. Socioeducação: percepções e práticas de docentes e agentes socioeducativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O presente estudo analisa concepções de socioeducação de agentes socioeducativos e de docentes, que são os atores sociais essencialmente responsáveis por empreender ações socioeducacionais junto a adolescentes e jovens autores de atos infracionais, em cumprimento de medida socioeducativa de internação em unidades geridas pela FUNASE (Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco). Como lócus do estudo, escolhemos dois Centros de Atendimento Socioeducativos (CASES), situados na Região Metropolitana de Recife, nas seguintes cidades: Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho. Entre os fatores preponderantes para escolha de tais unidades, destacam-se: as narrativas midiáticas que apontam tais instituições como “perigosas” e “violentas”; os relatos de familiares que denunciam as múltiplas negligências vivenciadas pelos internos; as dificuldades para implementação e consolidação do trabalho socioeducativo; a compreensão de que tais unidades recebem adolescentes e jovens autores de atos infracionais de alto potencial ofensivo como, por exemplo, homicídios, dentre outras problemáticas. A proposta metodológica consistiu numa abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados as observações não participantes e entrevistas semiestruturadas. Participaram da pesquisa 8 (oito) docentes e 3 (três) agentes socioeducativos atuantes nas respectivas unidades pesquisadas. A análise e tratamento dos resultados basearam-se na proposta de análise de conteúdo elaborada por Bardin. Como resultanto do estudo, percebeu-se que a materialização da socioeducação pelos atores do sistema, está intrinsecamente interligada com as lentes mentais de tais sujeitos coletivos, responsáveis por implementá-la. De acordo com a amostragem, tanto docentes como agentes socioeducativos expressam duas premissas: A primeira premissa diz respeito à perspectiva legalista da socioeducação. A segunda percepção, diz respeito ao empoderamento coletivo presente, nos discursos, nos planos de aula e nas práticas vivenciadas no ambiente educativo. Ao ser guiado por essa narrativa o docente atua visando fortalecer os laços societários rompidos pelo paroxismo infracional, permitindo aos socioeducandos tornarem-se socialmente empáticos, e ajudando-os a romper com as narrativas infracionais, autores de suas próprias biografias. |
Descrição: | SILVA, Maria Sandra Montenegro, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEÃO, Maria Sandra Montenegro Silva. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44860 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos |
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