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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4485
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, Tiago Vanderlei de Vasconcelos | pt_BR |
dc.contributor.author | BRITO, Márcia Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:21:41Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:21:41Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Alves Brito, Márcia; Vanderlei de Vasconcelos Cavalcanti, Tiago. Será que os programas sociais de redução do trabalho infantil propocionam mobilidade social?. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4485 | |
dc.description.abstract | Essa dissertação investiga quais os efeitos dos programas sociais de combate ao trabalho infantil sobre o ganho educacional das crianças, sobre a pobreza e sobre a desigualdade. Para tanto, desenvolveu-se um modelo de gerações sobrepostas de indiv íduos que diferem quanto à sua dotação de capital humano. Determina-se que os indivíduos do tipo h3, os mais produtivos da economia, matriculam seus filhos na escola particular; os do tipo h2 matriculam seus filhos na escola pública; e os do tipo h1, os menos produtivos, mantém seus filhos trabalhando. Com base nessas hipóteses, simula-se o modelo para: (a) uma economia com política pública de transferência de renda - PPTR - e melhoria das escolas públicas; (b) uma economia com PPTR que não é capaz de tirar as crianças da escola e; (c) uma economia com uma política de melhoria das escolas públicas. Os principais resultados da simulação são: (i) a política de melhoria da escola pública, por si só, não permite a troca de trabalho infantil por educação e deve, portanto, ser acompanhada de uma PPTR; (ii) o valor da renda transferida para as famílias pobres deve ser suficiente para que os agentes tipo h1 retirem suas crianças do trabalho, caso contrário, o governo onera gratuitamente os indivíduos; e (iii) a PPTR é mais eficiente para aumentar a produtividade e diminuir a desigualdade e a pobreza quando é acompanhada por uma política de melhoria das escolas públicas | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Desigualdade e Pobreza | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da Escola Pública | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas de Transferência de Renda | pt_BR |
dc.subject | Fertilidade Endógena | pt_BR |
dc.subject | Trabalho Infantil | pt_BR |
dc.title | Será que os programas sociais de redução do trabalho infantil propocionam mobilidade social? | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia |
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