Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44828

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSÁ, Roberto Araújo-
dc.contributor.authorVITALINO, Helder Carlos Do Nascimento-
dc.date.accessioned2022-06-21T18:21:24Z-
dc.date.available2022-06-21T18:21:24Z-
dc.date.issued2022-06-02-
dc.date.submitted2022-06-13-
dc.identifier.citationVITALINO, Helder Carlos Do Nascimento. A educação ambiental nas escolas: contribuição na formação da cidadania. . Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44828-
dc.description.abstractA educação ambiental (EA) tende a contribuir para a formação cidadã do estudante. Assim, é imprescindível que temáticas locais, voltadas para esta abordagem, sejam trabalhadas na comunidade escolar. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar qual a inserção da educação ambiental em uma escola de Referência na cidade de Caruaru-PE e se a mesma contribui para formação cidadã dos estudantes. Assim, foram investigados o projeto político pedagógico (PPP), as concepções de professores sobre a EA e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola e também foi proposto um material didático envolvendo parques locais com o intuito de trazer esta abordagem para a sala de aula. A pesquisa tem natureza qualitativa, sendo utilizado para coleta de dados um o PPP, entrevistas semiestruturadas com docentes. Para análise dos resultados foi utilizado a metodologia de Bardin (2011). Observou-se que o PPP aborda ações pontuais envolvendo a EA. Por outro lado, os professores compreendem a EA como um tema associado apenas ao meio ambiente, a partir de uma visão naturalista. Entretanto, mostram-se preocupados com os problemas ambientais locais e a necessidade de relacioná-los à formação de cidadãos críticos e reflexivos. Um outro ponto observado foi em relação às atividades pedagógicas desenvolvidas na instituição, componentes curriculares eletivos e projetos, entretanto, com caráter pontual sem levar a formação crítica dos seus estudantes. Por fim, foi proposto um material didático como uma forma de trabalhar a formação humana cidadã dos estudantes a partir de situações locais envolvendo parques ambientais locais.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectParques ambientaispt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.titleA educação ambiental nas escolas: contribuição na formação da cidadania.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Andréia Severina da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1402406393045719pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0448408582167245pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental education (EE) tends to contribute to the formation of a student as a citizen. Thus, it is essential that local themes, which return to this approach, be worked on in the school community. In this way, the present work aims to investigate what is the insertion of environmental education in a reference school in the city of Caruaru-PE and if it contributes to the citizen formation of the students. Thus, the pedagogical political project (PPP), the teachers' conceptions about EE and pedagogical practices developed in the school were investigated and a teaching material involving local parks was also proposed in order to bring this approach to the classroom. The research has a qualitative nature, being used for data collection a PPP, semi-structured interviews with professors. To analyze the results, the methodology of Bardin (2011) was used. It was observed that the PPP addresses specific actions involving EA. On the other hand, teachers understand EE as a theme associated only with the environment, from a naturalistic point of view. However, they are concerned with local environmental problems and the need to relate them to the formation of critical and reflective citizens. Another point observed was in relation to the pedagogical activities developed in the institution, elective curricular components and projects, however, with a punctual character without leading to the critical formation of its students. Finally, a didactic material was proposed as a way of working on the human citizenship formation of students from local situations involving local environmental parks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0023797117528763pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_OK.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons