Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44826

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ana Paula Freitas da-
dc.contributor.authorSILVA, Mateus Felipe Rubino da-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:58:32Z-
dc.date.available2022-06-20T19:58:32Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-06-02-
dc.identifier.citationSILVA, Mateus Felipe Rubino da. Agrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente: uma discussão ambiental através da aprendizagem baseada em problemas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44826-
dc.description.abstractA educação ambiental é uma prática muito importante para a sociedade e por isso deve ser cada vez mais implantada no Ensino de Química, pois pode proporcionar ao estudante o desenvolvimento do senso crítico lhe permitindo atuar de forma ativa nas demandas ambientais. Diante desta perspectiva e através da Aprendizagem Baseada em Problemas foi trabalhada a temática agrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente, por se tratar de um conteúdo atual e presente na vida de todos. Deste modo, objetivou-se provocar a conscientização ambiental, como também a desmistificação de várias questões relacionadas ao tema. Esse processo se deu por uma abordagem qualitativa e participativa, onde foi realizada uma pesquisa-ação que permitiu aproximar o professor (pesquisador) dos participantes, que assumiram o papel ativo de investigadores durante a resolução do problema proposto, levantando hipóteses para chegar a sua resolução. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Diário de Bordo através do WhatsApp, onde os estudantes pontuaram suas descobertas, discutiram e se posicionaram diante do tema, tendo o professor, participando ativamente desse processo. A observação participante também foi utilizada e auxiliou na interação do professor com os estudantes e nas construções que iam sendo realizadas em cada etapa. Ao analisar os dados coletados foi possível perceber que, através da pesquisa, os estudantes conseguiram discutir, analisar e ressignificar vários conteúdos, o que levou em alguns casos a um novo posicionamento sobre a temática. Vale destacar que durante a atividade proposta, alguns estudantes se posicionaram contra a proibição do uso dos agrotóxicos, tendo como base as consequências e benefícios de seu uso adequado para o meio ambiente e a sociedade. Também discutiram a importância dos agrotóxicos para as necessidades ambientais, sociais e econômicas, apresentando formas seguras e eficazes para se trabalhar com esses produtos. Toda essa construção autônoma inspirou um material de Divulgação Científica, que levou para a comunidade os conhecimentos adquiridos durante esta pesquisa e que foi disponibilizado nas redes sociais.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.titleAgrotóxicos e seus impactos ao meio ambiente : uma discussão ambiental através da aprendizagem baseada em problemas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0586155716656555pt_BR
dc.description.abstractxEnvironmental education is very important practice to society and then have must be more implant in chemical teaching, because it can provide to the students’ development of critic sense that permit themselves act actively in the environmental demands. In view of this perspective and across a Problematic-Based Learning, the theme of pesticides and their impacts on the environment was worked on, as it is a current and present content in everyone's lives. This way, was aimed get to tease environmental conscience, as too, demystification of several questions about this theme. This process took place through a qualitative and participatory approach, where an action research was carried out that allowed the teacher (researcher) to approach the participants, who assumed the active role of researchers during the resolution of the proposed problem, raising hypotheses to reach a resolution. As a data collection instrument, the Logbook across of WhatsApp, where students scored their findings, contested and positioned themselves on the subject, with the teacher actively participating in this process. Participant Observation was also used and helped in the teacher's interaction with the students and in the constructions that were being carried out at each stage. When analyzing the collected data, it was possible to perceive that, through the research, the students were able to discuss, analyze and re-signify various contents, which in some cases led to a new position on the subject. They also discussed the importance of pesticides for environmental, social and economic needs, presenting safe and effective ways to work with these products. All this autonomous construction inspired a Scientific Dissemination material, which took to the community the knowledge acquired during the research and which was made available on social medias.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MATEUS FELIPE_final.pdf1,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons