Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento | - |
dc.contributor.author | ALVES, Maria Gabriella de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T17:10:01Z | - |
dc.date.available | 2022-06-20T17:10:01Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-20 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Maria Gabriella de Souza. Formação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821 | - |
dc.description.abstract | Compreender a filosofia das experiências educativas que estão em exercício e que se afirmam comprometidas com a Formação Humana torna-se relevante, decorrendo daí possibilidades de promover um agir coerente com a comunidade humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de Formação Humana dos docentes que atuam numa proposta de Educação Integral, da Escola de Referência do Município de Belo Jardim-PE, conhecendo os sentidos que orientam suas ações. Tal leitura assume as contribuições da Teoria Crítica de Theodor Adorno, de modo mais específico a reflexão desse pensador acerca da racionalidade instrumental, do poder ideológico da indústria cultural e da conversão da formação cultural em semiformação, apontando para uma educação que conduza a emancipação da consciência social, que se mostra oposta a a adaptação e o conformismo, que desumaniza os homens. Este estudo assume uma abordagem hermenêutica, visando descortinar sentidos que permeiam o espaço educacional a partir de entrevistas realizadas com professores que atuam em áreas de conhecimento distintas na instituição. A experiência analisada, revela diversas nuances, que abarcam de um lado a referência a uma educação ética e para valores, assim como a ênfase acentuada no aspecto cognitivo. Relatos que descortinam aspectos contraditórios na compreensão do papel desses (as) educadores (as) na formação dos jovens, revelando uma experiência, ao mesmo tempo, atenta formação da pessoa humana, mas também comprometida com a permanência do processo de adaptação promovido pela educação. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Teoria crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação – Filosofia | pt_BR |
dc.title | Formação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3409930331944767 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2640094533229805 | pt_BR |
dc.description.abstractx | To understand the philosophy of the educative experiences that are in exercise and that they affirm engaged with the Formation Human being becomes excellent, elapsing from there possibilities to promote one to act coherent with the community human being. Thus, this research had as objective to understand the conception of Formation Human being of the professors who act in a proposal of Integral Education, of the School of Reference of the City of Belo Jardim - PE, knowing the directions that guide its action. Such reading assumes the contributions of the Critical Theory of Theodor Adorno, in more specific way the reflection of this thinker concerning the instrumental rationality, of the ideological power of the cultural industry and the conversion of the cultural formation in semiformation, pointing with respect to an education that leads the emancipation of the social conscience, that if shows to opposing to the adaptation and the conformismo, that desumaniza the men. This study it assumes a hermeneutic boarding, aiming at to disclose sensible that they permeiam the educational space from interviews carried through with professors who act in distinct areas of knowledge in the institution. The analyzed experience, discloses nuances, that they accumulate of stocks of a side the reference to an ethical education and for values, as well as the emphasis accented in the cognitivo aspect diverse. Stories that disclose contradictory aspects in the understanding of the paper of these () educators () in the formation of the young, disclosing an experience, at the same time, intent formation of the person human being, but also compromised with the permanence of the process of adaptation promoted for the education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, Maria Gabriella de Souza.pdf | 769,28 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons