Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorALVES, Maria Gabriella de Souza-
dc.date.accessioned2022-06-20T17:10:01Z-
dc.date.available2022-06-20T17:10:01Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.date.submitted2022-06-20-
dc.identifier.citationALVES, Maria Gabriella de Souza. Formação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821-
dc.description.abstractCompreender a filosofia das experiências educativas que estão em exercício e que se afirmam comprometidas com a Formação Humana torna-se relevante, decorrendo daí possibilidades de promover um agir coerente com a comunidade humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de Formação Humana dos docentes que atuam numa proposta de Educação Integral, da Escola de Referência do Município de Belo Jardim-PE, conhecendo os sentidos que orientam suas ações. Tal leitura assume as contribuições da Teoria Crítica de Theodor Adorno, de modo mais específico a reflexão desse pensador acerca da racionalidade instrumental, do poder ideológico da indústria cultural e da conversão da formação cultural em semiformação, apontando para uma educação que conduza a emancipação da consciência social, que se mostra oposta a a adaptação e o conformismo, que desumaniza os homens. Este estudo assume uma abordagem hermenêutica, visando descortinar sentidos que permeiam o espaço educacional a partir de entrevistas realizadas com professores que atuam em áreas de conhecimento distintas na instituição. A experiência analisada, revela diversas nuances, que abarcam de um lado a referência a uma educação ética e para valores, assim como a ênfase acentuada no aspecto cognitivo. Relatos que descortinam aspectos contraditórios na compreensão do papel desses (as) educadores (as) na formação dos jovens, revelando uma experiência, ao mesmo tempo, atenta formação da pessoa humana, mas também comprometida com a permanência do processo de adaptação promovido pela educação.pt_BR
dc.format.extent64p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEducação – Filosofiapt_BR
dc.titleFormação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3409930331944767pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxTo understand the philosophy of the educative experiences that are in exercise and that they affirm engaged with the Formation Human being becomes excellent, elapsing from there possibilities to promote one to act coherent with the community human being. Thus, this research had as objective to understand the conception of Formation Human being of the professors who act in a proposal of Integral Education, of the School of Reference of the City of Belo Jardim - PE, knowing the directions that guide its action. Such reading assumes the contributions of the Critical Theory of Theodor Adorno, in more specific way the reflection of this thinker concerning the instrumental rationality, of the ideological power of the cultural industry and the conversion of the cultural formation in semiformation, pointing with respect to an education that leads the emancipation of the social conscience, that if shows to opposing to the adaptation and the conformismo, that desumaniza the men. This study it assumes a hermeneutic boarding, aiming at to disclose sensible that they permeiam the educational space from interviews carried through with professors who act in distinct areas of knowledge in the institution. The analyzed experience, discloses nuances, that they accumulate of stocks of a side the reference to an ethical education and for values, as well as the emphasis accented in the cognitivo aspect diverse. Stories that disclose contradictory aspects in the understanding of the paper of these () educators () in the formation of the young, disclosing an experience, at the same time, intent formation of the person human being, but also compromised with the permanence of the process of adaptation promoted for the education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Maria Gabriella de Souza.pdf769,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons