Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Ana Paula de Souza de-
dc.contributor.authorLOPES, Daniela de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-06-16T22:57:36Z-
dc.date.available2022-06-16T22:57:36Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.date.submitted2022-06-15-
dc.identifier.citationLOPES, Daniela de Oliveira. As contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44804-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma discussão acerca das contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá–PE. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, qualitativa. Para a construção de dados foram utilizados como instrumentos o questionário e intervenção. Essa etapa foi dividia em três: aplicação do primeiro questionário, aula de intervenção e aplicação do segundo questionário. Este último com um intervalo de sete dias após a intervenção. Tais instrumentos permitiram recolher informações dos alunos de uma turma do segundo ano do ensino médio situada no referente município. Por sua vez, a interpretação dos dados foi feita por meio da análise dos conhecimentos dos alunos em relação a alguns fenômenos relacionados à água no que diz respeito às dimensões macroscópica, submicroscópica e simbólica da Química. Tal análise foi feita através de um critério previamente estabelecido o qual possibilitou a segmentação dos dados coletados em três categorias de respostas: adequadas, parcialmente adequadas e inadequadas. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos possuíam dificuldade em entender os conteúdos propostos no que diz respeito aos níveis de representação, apresentando mais facilidade na dimensão macroscópica, e considerável dificuldade na submicroscópica, estando a representação simbólica em um meio termo.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRepresentaçõespt_BR
dc.titleAs contribuições do uso das três dimensões do conhecimento químico para a aprendizagem de fenômenos relacionados à água por alunos de uma escola pública de Quipapá-PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5002404241141097pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4321016867381686pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents a discussion about the contributions of the use of the three dimensions of chemical knowledge for the learning of phenomena related to water by students of a public school in Quipapá-PE. This is a basic, qualitative research. For the construction of data, the questionnaire and intervention were used as instruments. This stage was divided into three: application of the first questionnaire, intervention class and application of the second questionnaire. The latter with an interval of seven days after the intervention. Such instruments made it possible to collect information from students in a second year high school class located in the referred municipality. In turn, the interpretation of the data was made through the analysis of the students' knowledge in relation to some phenomena related to water with regard to the macroscopic, submicroscopic and symbolic dimensions of Chemistry. Such analysis was carried out using a previously established criterion which made it possible to segment the collected data into three categories of responses: adequate, partially adequate and inadequate. The results obtained showed that the students had difficulty in understanding the proposed contents with regard to the levels of representation, presenting more ease in the macroscopic dimension, and considerable difficulty in the submicroscopic, with the symbolic representation in a middle ground.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia Daniela de Oliveira Lopes.pdf3,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons