Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4473
Título: Uma análise das relações entre área e perímetro em livros didáticos de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental
Autor(es): Luís de Souza Barros, Alexandre
Palavras-chave: Livros didáticos.; Perímetro; Grandezas geométricas; Área
Data do documento: 2006
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luís de Souza Barros, Alexandre; Moreira Baltar Bellemain, Paula. Uma análise das relações entre área e perímetro em livros didáticos de 3º e 4º ciclos do ensino fundamental. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.
Resumo: Esse trabalho investiga questões conceituais acerca das grandezas geométricas área e comprimento, mais especificamente, seu objetivo é analisar o tratamento dado a esses conteúdos em livros didáticos de 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental. Pesquisas anteriores evidenciam erros freqüentes no estudo desse tema, destacando-se a dificuldade de alunos de Ensino Fundamental em distinguir área e perímetro de figuras. A base teórica fundamental aqui adotada é a proposta por Régine Douady e Marie-Jeanne Perrin-Glorian, segundo as quais na abordagem do conceito de área é necessário distinguir três quadros: o geométrico, o numérico e o das grandezas. Outro aspecto abordado na revisão de literatura é a importância atribuída ao livro didático para a prática do professor, tanto no cotidiano escolar quanto na utilização desse material com finalidade de apoio didático. Realizamos ainda uma breve discussão sobre as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s) de matemática, sobre o tema em foco. Foram analisadas 7 coleções, escolhidas entre aquelas que constam nos guias de livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático 2002 e 2005. Os resultados mostram que as noções de área e perímetro são freqüentemente usadas para dar suporte ao estudo de outros conteúdos, tais, como: multiplicação de números naturais, frações, números decimais, potências, expressões algébricas, etc. Reforça-se, portanto, o papel das grandezas geométricas como ponto de confluência entre os diversos ramos da Matemática. Observa-se, também, certa diversidade nas abordagens dos conceitos de área e perímetro, no que diz respeito às definições dadas, à introdução das fórmulas e aos tipos de atividades propostas. Em alguns casos, a abordagem favorece a construção da noção de área enquanto grandeza; em outros, podem-se reforçar dificuldades comumente apresentadas pelos alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4473
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5323_1.pdf1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.