Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44712

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Sandrelly Karolayne de-
dc.date.accessioned2022-06-10T19:52:15Z-
dc.date.available2022-06-10T19:52:15Z-
dc.date.issued2022-05-23-
dc.date.submitted2022-06-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44712-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o relato de uma estratégia de ensino que se deu através de uma dinâmica desenvolvida com a aplicação de uma história em quadrinhos interativa. Considerando as HQs como um recurso que pode, a partir do seu aspecto lúdico e linguagem informal, auxiliar no processo de ensino aprendizagem do educando, desta forma, buscamos compreender como a utilização de uma história em quadrinhos de caráter interativo pode influenciar no processo de aprendizagem do conteúdo químico transformações físicas e químicas. Para tanto, o trabalho baseou-se em uma pesquisa qualitativa em que os dados foram coletados a partir do registro em áudio e vídeo capturando as interações discursivas dos estudantes, de uma turma de 1° ano do ensino médio, durante a leitura coletiva da HQ. Logo, a análise dos dados segue os critérios da análise dialógica do discurso e análise microgenética visando, através da análise dos discursos desenvolvidos entre os alunos, compreender a progressão do desempenho do estudante durante sua imersão e interação na dinâmica desenvolvida com a leitura da HQ. Ao final das análises dos discursos foi possível notar que a utilização da HQ proporcionou uma maior interação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das discussões e proposições de hipóteses entre eles, desse modo, a HQ se apresenta como um recurso interessante a ser utilizado para a apresentação dos conteúdos científicos em química, pois pode, favorecer o processo de ensino aprendizagem auxiliando na construção e reconstrução do conhecimento, a partir da ressignificação do mesmo, além de contribuir para a aprendizagem ativa do educando.pt_BR
dc.format.extent62p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectTransformações físicas e químicaspt_BR
dc.titleUma história em quadrinhos interativa: potencialidades para o ensino de química.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6630161402174076pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThe present work presents the report of a teaching strategy that took place through a dynamic developed with the application of an interactive comic book. Considering the comics as a resource that can, from its playful aspect and informal language, assist in the teachinglearning process of the student, we seek to understand how the use of an interactive comic strip can influence physical and chemical transformations in the chemical content learning process. Therefore, the work was based on a qualitative research in which data were collected from the audio and video recording capturing the discursive interactions of students, from a 1st year high school class, during collective reading of the comic book. Therefore, data analysis follows the criteria of dialogic discourse analysis and micro-genetic analysis aiming, through the analysis of the speeches developed among the students, to understand the progression of the student's performance during their immersion and interaction in the dynamics developed with the reading of the comic book. At the end of the discourse analysis, it was possible to notice that the use of comics provided a greater interaction of students, contributing to the development of discussions and propositions of hypotheses between them, in this way, the comic is presented as an interesting resource to be used to the presentation of scientific content in chemistry, as it can favor the teaching-learning process, helping in the construction and reconstruction of knowledge, based on its resignification, in addition to contributing to the student's active learning.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-2-SANDRELLY 2022 modif. (4).pdf7,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons