Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44709

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPAVÃO, Nara de Carvalho-
dc.contributor.authorMELO, Ulisses Matheus Braga de Freitas-
dc.date.accessioned2022-06-10T18:52:36Z-
dc.date.available2022-06-10T18:52:36Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationMELO, Ulisses Matheus Braga de Freitas. Feita sob medida : a estrutura de uma notícia falsa e seu papel no convencimento do eleitor. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44709-
dc.description.abstractO espalhamento de desinformação on-line se tornou um problema para as democracias contemporâneas, a crença e o compartilhamento de notícias falsas são práticas incentivadas por diversos setores da elite política e conseguem interferir diretamente no comportamento dos indivíduos, principalmente daqueles partidarizados. Este trabalho, contudo, busca compreender quais são as características estruturais do texto desinformativo, e quais os possíveis efeitos que tais particularidades podem ter no consumo desse tipo de material. A pesquisa analisou centenas de notícias falsas e verdadeiras através de diversas técnicas de análise de texto automatizada fornecidas pelos softwares Iramuteq e ALT, sendo observadas as diferenças estatísticas entre o jornalismo tradicional e o desinformativo. Os resultados encontrados demonstram uma maior presença de nomes de lideranças e ideologias políticas, bem como a maior citação de instituições entre as notícias falsas, termos associados à cognição quente pela literatura especializada, um forte ativador do raciocínio motivado. Além disso, as desinformações são menores e significativamente mais legíveis que as notícias tradicionais, característica ligada ao uso de processamento heurístico de informações. As notícias falsas compartilhadas on-line, portanto, se enquadram nos diversos pressupostos teóricos, apontados pelas principais linhas de pesquisa contemporânea, como fortes incentivadores de consumo e da crença de desinformação. Tais descobertas demonstram o potencial crítico que esse tipo de comunicação política possui, e como até mesmo sua estrutura pode ser parte desse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectDesinformaçãopt_BR
dc.subjectFake newspt_BR
dc.subjectEleitorespt_BR
dc.titleFeita sob medida : a estrutura de uma notícia falsa e seu papel no convencimento do eleitorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9519565542472228pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8039571346820037pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia Politicapt_BR
dc.description.abstractxThe spread of disinformation on-line has become a problem for contemporary democracies, the belief and sharing of fake news are practices encouraged by various sectors of the political elite and it can directly interfere in the behavior of individuals, especially those who are partisans. This work, however, seeks to understand what are the structural characteristics of misinformative text, and what are the possible effects that such particularities can have on the consumption of this type of material. The research analyzed hundreds of false and true news through several automated text analysis techniques, by using Iramuteq and ALT software, observing the statistical differences between traditional and misinformative journalism. The results demonstrate a big amount of names of leaders and political ideologies, as well as citation of institutions among the fake news, terms associated with hot cognition by the specialized literature, a strong activator of motivated reasoning. Furthermore, disinformation is smaller and significantly more readable than traditional news, a characteristic linked to the use of heuristic information processing. Thus, on-line shared fake news fits into several theoretical assumptions, pointed out by the main lines of contemporary research, as strong encouragers of consumption and the belief of misinformation. These findings demonstrate the critical potential that this type of political communication has, and how even its structure can be part of this process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência Política

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ulisses Matheus Braga de Freitas Melo.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons