Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44690
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEMOS, Girleide Tôrres | - |
dc.contributor.author | SILVA JÚNIOR, Vladimir Cavalcanti da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T15:47:11Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T15:47:11Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Vladimir Cavalcanti. Uso do júri simulado como atividade avaliativa que mobiliza ações argumentativas. 2022. Trabalho de conclusão de curso em química - licenciatura - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44690 | - |
dc.description.abstract | A avaliação da aprendizagem consiste no ato de investigar a construção do conhecimento, com o intuito de auxiliar o professor na tomada de decisão, proporcionando ao mesmo reforçar a sua prática ou reorientá-la. Diante disso, acreditamos que os instrumentos avaliativos devem ser diversificados, com atividades que envolvam ações que promovam argumentação, como por exemplo o júri simulado, que por ser uma atividade em que o discurso argumentativo se faz presente, pode mobilizar ações discursivas. Essas ações discursivas podem ser classificadas em três planos, argumentativo, pragmático e epistêmico. Além disso, podem ser instrumentos de avaliação utilizados pelo professor para conhecer a construção do conhecimento em química. Assim, este trabalho surge no intuito de compreender quais ações argumentativas emergentes de um júri simulado, podem ser utilizadas pelo professor como instrumento avaliativo do processo de construção do conhecimento de química orgânica de licenciandos do curso de Química - Licenciatura da UFPE/CAA? Diante disso, a metodologia foi pensada para descrever a elaboração da atividade do júri simulado através de uma entrevista com a professora e, entender como os alunos mobilizam os seus conhecimentos para desenvolver ações discursivas e analisar nas ações discursivas aspectos passíveis a ser considerados na avaliação a partir da vivência do júri simulado. Percebemos que a professora elaborou o júri simulado com vista a desenvolver a argumentação e criou espaços em que os alunos podem interagir e construir os seus argumentos através da mobilização dos conhecimentos aprendidos. Neste júri simulado, selecionamos 4 ações discursivas, nas quais detectamos aspectos que são pertencentes ao plano epistêmico. Essas ações permitiram aos pesquisadores e a professora da disciplina perceber como os alunos aprenderam o conteúdo de halocompostos abordado no júri simulado. Porém, percebemos que as relações que os alunos estabeleceram entre conhecimento químico e os argumentos construídos foi limitada. Concluindo que há uma necessidade de a professora intervir no júri simulado solicitando aos alunos que tragam em seus argumentos elementos que permitam conhecer melhor a aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 109p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Júri simulado | pt_BR |
dc.title | Uso do júri simulado como atividade avaliativa que mobiliza ações argumentativas no ensino de química. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANJOS, José Ayron Lira dos | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2992913541435148 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3939938941781273 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Learning assessment consists of the act of investigating the construction of knowledge, with the aim of knowing the data so that the teacher can have decision-making, providing the same to reinforce their practice or reorient it. In view of this, we believe that the evaluation instruments should be diversified, with activities that involve actions that promote argumentation, such as the mock jury, which, as an activity in which the argumentative discourse is present, mobilizes discursive actions. These discursive actions can be classified in three planes, argumentative, pragmatic and epistemic, and in addition they can be assessment instruments used by the teacher to understand the construction of knowledge in chemistry. Thus, this work arises in order to understand which the argumentative actions emerging from a simulated jury can be used by the teacher as an evaluative instrument of the process of construction of the knowledge of organic chemistry of undergraduates of the Chemistry course - Licenciatura at UFPE/CAA? Therefore, the methodology was designed to describe the elaboration of the simulated jury activity, through an interview with the teacher, to understand how the students mobilize their knowledge to develop discursive actions and to analyze in the discursive actions aspects that can be considered in the evaluation, from the experience of the simulated jury. We realized that the teacher created the mock jury in order to develop the argument and created spaces where students can interact and build their arguments through the mobilization of the knowledge learned. In this simulated jury, we selected 4 discursive actions, in which we detected aspects that belong to the epistemic plane. These actions allowed the researchers and the professor of the discipline to perceive how the students learned the content of halocompounds addressed in the simulated jury. However, we realized that the relationships that the students established between chemical knowledge and the constructed arguments were limited. Concluding that there is a need for the teacher to intervene in the mock jury asking students to bring in their arguments elements that allow a better understanding of student learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4904671337447452 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-1648-7437 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
organized.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons