Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44675
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho de | - |
dc.contributor.author | SÁ, Ana Paula Lourenço de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T17:46:11Z | - |
dc.date.available | 2022-06-08T17:46:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SÁ, Ana Paula Lourenço de. Formação continuada no âmbito do trabalho docente e sua (in)visibilidade em pesquisas educacionais vinculadas a programas de pós-graduação em educação da UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44675 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa teve como objetivo geral identificar os sentidos atribuídos a processos formativos de professores expressos em pesquisas realizadas entre os anos 2000 e 2020, vinculadas a programas de Pós-Graduação em Educação ofertados pela Universidade Federal de Pernambuco. Caracterizada como pesquisa qualitativa de cunho meta-analítico, buscou evidenciar conceitos de Formação Continuada de Professores presentes nas dissertações e teses produzidas no programa de Pós-Graduação em Educação, situado no Centro de Educação (Campus Recife), e nos programas de Pós-graduação em Educação Contemporânea e Pós-graduação em Educação, Ciências e Matemática, situados no Centro Acadêmico do Agreste (Campus Caruaru). Buscou também identificar, nas pesquisas educacionais que compuseram o corpus de análise, qual o lugar de visibilidade é ofertado para a formação continuada de professores, analisando a relevância dada por tais pesquisas a práticas reflexivas vivenciadas em tais formações. Para tanto, utilizou a Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 1995) para organização, tratamento e análise dos dados presentes nas pesquisas e teve como referencial teórico sobre formação de professores Nóvoa (1999), Aguiar (2010), Alarcão (2011) e Souza (2012). Os achados apontaram para o reconhecimento da formação continuada como momento importante do desenvolvimento profissional docente, com impacto sobre as práticas pedagógicas e a subjetividade docente, corroborando o que dizem teóricos da formação. Sobre a vivência de tais formações, ganha destaque o desejo por momentos de formação que considerem o cotidiano docente e os problemas reais vivenciados no exercício profissional. Apesar disso, há poucos relatos de docentes colaboradores nas pesquisas analisadas sobre práticas reflexivas como instrumental efetivamente vivenciado em seu percurso formativo, menos ainda, para práticas vivenciadas entre pares. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Docentes – Professores - Atividades | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior – Pernambuco - Recife | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós- graduação | pt_BR |
dc.title | Formação continuada no âmbito do trabalho docente e sua (in)visibilidade em pesquisas educacionais vinculadas a programas de pós-graduação em educação da UFPE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8760258034191879 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7938693723738171 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The overall purpose of this study is to identify what are the senses given to teachers’ qualification processes as expressed in research performed in 2000–2020 in the graduate studies program of the Federal University of Pernambuco. As a qualitative study using the meta-analysis model, this study sought to point out the concepts of continuing professional development in master and PhD theses presented in the program of graduate studies in Education at the Center for Education (Recife Campus), and the program of graduate studies in Education, Sciences, and Math at the Academic Center of Agreste (Caruaru Campus). The study also tried to identify, among the corpus of education research used, what is the degree of visibility awarded to qualification practices for teachers performed during a teacher’s work by analyzing what relevance that research provides to reflections made during a teacher’s work. For that this study used category content analysis (BARDIN, 1995) to organize, prepare, and analyze the data in the research, and used as a theoretical framework on the education for teachers Nóvoa (1999), Aguiar (2010), Alarcão (2011), and Souza (2012). Our findings suggest that continuing professional development for teachers is acknowledged as an important step in professional development, which impacts teaching practices and a teacher’s subjectivity, which is aligned with what authors have written on the subject. On the issue of qualification practices for teachers, it should be noted that there is demand for more qualification activities that consider teachers’ daily work and the real-world experiences they have on the job. Despite that, there are few reports from collaborating teachers on reflection practices being actually used as tools during their qualification time, and even less about practices shared among peers. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Ana Paula Lourenço de Sá.pdf | 728,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons