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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44665
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ARAUJO, Alexandre Viana | - |
dc.contributor.author | SILVA, Viviane Rauane Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-07T18:09:06Z | - |
dc.date.available | 2022-06-07T18:09:06Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Viviane Rauane Bezerra. O Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: sua materialização na cidade de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44665 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como foco de investigação a política educacional materializada no Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: metas para educação presente no estado desde o ano de 2007. Apresenta como objetivo geral compreender a percepção dos professores do ensino fundamental e médio sobre o Programa de Modernização da Gestão, especificamente em relação ao Bônus de Desempenho Educacional (BDE). Teoricamente o trabalho abordou temas relacionados a política, políticas públicas e educacionais, avaliação em larga escola e bonificação atrelada metas de desempenho. Metodologicamente adotou a pesquisa qualitativa enquanto fundamentação de base, e se utilizou da análise documental e de conteúdo como técnica de análise dos dados. O campo empírico da investigação ocorreu em 02 (duas) escolas da rede pública estadual de Pernambuco na cidade de Caruaru com realidades distintas onde uma recebeu o Bônus de Desempenho Educacional no ano base de 2018 e a outra não recebeu. Ao todo foram entrevistados 09 (nove) professores, 05 (cinco) participantes de uma escola que atingiu a meta estabelecida e 04 (quatro) participantes em uma escola que não alcançou a sua meta, por isso, não recebeu a bonificação. Além disso, todos os professores entrevistados lecionam disciplinas que não são avaliadas no Sistema de avaliação de Pernambuco. Os resultados revelaram que os professores das duas escolas concordam com o bônus em parte, colocando que se trata apenas de um incentivo e não uma real valorização dos professores, destacando que se a remuneração do professor fosse melhor não necessitaria de bonificação; já sobre a busca do bônus, existem professores das duas escolas que não buscam alcançar o bônus, bem como existem outros que o buscam de diferentes maneiras, e por fim todos os professores colocam a não concordância com a avaliação do SAEPE ser apenas nas disciplinas de português e matemática, levantando a importância das demais disciplinas, e o sentimento de serem deixados a margem na avaliação. | pt_BR |
dc.format.extent | 58p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Programa de Modernização da Gestão Pública de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.title | O Programa de Modernização da Gestão de Pernambuco: sua materialização na cidade de Caruaru. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4844636090034027 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3321578996501111 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este estúdio tiene como foco de investigación la política educativa materizalizada em el Programa de Modernización de la Gestión de Pernambuco: metas para educación presente em el estado desde elaño 2007. Presenta como objetivo general compreender la percepción de los professores de la enseñanza fundamental y media sobre el Programa de Modernización de la Gestión de Pernambuco, especificamente em relación al Bono de Desempeño Educativo (BDE). Teóricamente el trabajo abordo temas relacionados com la política, políticas públicas y educativas, evaluación em uma amplia escuela y bonificación de las metas de desempeño. Metodológicamente adoptó la investigación cualitativa como fundamentación de base, y se utilizo de lanálisis documental y de contenido como técnica de análisis de los datos. El campo empírico de la investigación ocurrió em 02 (dos) escuelas de la red pública estadual de Pernambuco em la ciudad de Caruaru com realidades distintas donde uma recibió el Bono de Desempeño Educativo em elaño base de 2018 y la outra no recibío. Em total fueron entrevistados 9 (nueve) professores, 05 (cinco) participantes de uma escuela que alcanzóla meta estabelecida y 4 (cuatro) participantes em uma escuela que no alcanzósu meta, por lo que no recibío la bonificación. A demás, todos los professores entrevistados enseñan disciplinas que no se evalúan em el Sistema de evaluación de Pernambuco. Los resultados revelaron que los professores de las dos escuelas concuerdan com elbonoen parte, poniendo que se trata sólo de um incentivo y no uma real valoración de los professores, destacando que si la remuneración del professor era mejor no necesitaría de bonificación; y em la búsqueda del bono, existen professores de las dos escuelas que no buscanalcanzarelbono, así como existenotros que lo buscan de diferentes maneras, y por fin todos los professores ponenla no concordância com la evaluacióndel SAEPE ser sólo em las disciplinas de matemáticas, português y elevar la importancia de otras disciplinas, y la sensación de estar margenizquierdo em la evaluación. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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SILVA, Viviane Rauane Bezerra.pdf | 624,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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