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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSALLES, Sandro Guimarães-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Cleiton Diego do-
dc.date.accessioned2022-06-02T14:52:33Z-
dc.date.available2022-06-02T14:52:33Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2022-06-02-
dc.identifier.citationNascimento, Cleiton Diego do. Anarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647-
dc.description.abstractEste artigo refere-se ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, situado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE), Campos Acadêmico do Agreste - (CAA), com ênfase no estudo da educação anarquista, pautando-se na epistemologia libertária. Para isso, evidenciou-se como problema de pesquisa: de que maneira os autores libertários compreendem a concepção de educação anarquista? Partindo dessa questão, destacamos como objetivo geral - compreender a concepção da educação anarquista segundo os autores libertários. Dentre os objetivos específicos, elencamos os seguintes: classificar a concepção de anarquismo segundo os autores libertários, e categorizar a concepção de educação anarquista de acordo com os autores libertários. Assim, a justificativa acadêmica deste trabalho surgiu da minha pretensão em contribuir para a ampliação da discussão em torno da concepção anarquista de educação no Brasil. Não obstante, a justificativa social apresentou-se como resultado da minha reflexão sobre a teoria crítica anarquista, tendo em vista a denúncia às estruturas de poder que permeiam a organização social capitalista que se baseia na lógica de dominação e competição. O percurso metodológico adotado neste trabalho foi o da pesquisa documental, enquanto o instrumento escolhido para a coleta dos dados foi a análise documental. No que diz respeito ao tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Por fim, a pesquisa concluiu que os autores libertários classificam a concepção de anarquismo como práxis revolucionária, além disso, os dados mostraram que para o anarquismo a concepção de educação que atende aos anseios e ideais libertários é a concepção de educação integral.pt_BR
dc.format.extent18p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAnarquismopt_BR
dc.subjectEducação anarquistapt_BR
dc.titleAnarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9939465506806529pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4191320222049403pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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