Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Sandro Guimarães | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Cleiton Diego do | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-02T14:52:33Z | - |
dc.date.available | 2022-06-02T14:52:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-02 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento, Cleiton Diego do. Anarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44647 | - |
dc.description.abstract | Este artigo refere-se ao componente curricular Trabalho de Conclusão de Curso II, situado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco - (UFPE), Campos Acadêmico do Agreste - (CAA), com ênfase no estudo da educação anarquista, pautando-se na epistemologia libertária. Para isso, evidenciou-se como problema de pesquisa: de que maneira os autores libertários compreendem a concepção de educação anarquista? Partindo dessa questão, destacamos como objetivo geral - compreender a concepção da educação anarquista segundo os autores libertários. Dentre os objetivos específicos, elencamos os seguintes: classificar a concepção de anarquismo segundo os autores libertários, e categorizar a concepção de educação anarquista de acordo com os autores libertários. Assim, a justificativa acadêmica deste trabalho surgiu da minha pretensão em contribuir para a ampliação da discussão em torno da concepção anarquista de educação no Brasil. Não obstante, a justificativa social apresentou-se como resultado da minha reflexão sobre a teoria crítica anarquista, tendo em vista a denúncia às estruturas de poder que permeiam a organização social capitalista que se baseia na lógica de dominação e competição. O percurso metodológico adotado neste trabalho foi o da pesquisa documental, enquanto o instrumento escolhido para a coleta dos dados foi a análise documental. No que diz respeito ao tratamento dos dados, optamos pela análise de conteúdo. Por fim, a pesquisa concluiu que os autores libertários classificam a concepção de anarquismo como práxis revolucionária, além disso, os dados mostraram que para o anarquismo a concepção de educação que atende aos anseios e ideais libertários é a concepção de educação integral. | pt_BR |
dc.format.extent | 18p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Anarquismo | pt_BR |
dc.subject | Educação anarquista | pt_BR |
dc.title | Anarquismo e educação: A compreensão da educação anarquista pelos autores libertários. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9939465506806529 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ARTIGO UFPE 001.pdf | 183,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons