Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44621

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Roseane Galvão da-
dc.date.accessioned2022-05-31T17:45:26Z-
dc.date.available2022-05-31T17:45:26Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-05-27-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Roseane Galvão da. Formação da identidade docente na perspectiva da educação escolar quilombola: por uma escola diferenciada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44621-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compreender o processo de formação da identidade docente quilombola considerando as perspectivas da educação escolar quilombola por uma escola diferenciada. Para essa finalidade, buscamos identificar por meio dos autores nos quais nos ancoramos para discutir as categorias quilombo, quilombola e educação quilombola; formação docente e identidade docente; e por documentos oficiais (BRASIL 1988; Art. 68. ADCT; CNE/CEB. RESOLUÇÃO 8/2012) as concepções e visões sobre a formação docente para a educação escolar quilombola e os princípios político-pedagógicos da educação Quilombola. A população quilombola reivindica o reconhecimento de suas diferenças (étnicas, culturais), solicitando suas afirmações e valorização de seus saberes, sujeitos, histórias e memórias. Essa perspectiva exige uma outra escola que não negue esse reconhecimento, afirmação e valorização; mas que a enfrente e a reconheça possibilitando um processo de formação que dê conta do direito de ser sujeito quilombola. Para isso, necessita de um(a) docente que possa trabalhar essas questões. Nossa pesquisa foi realizada no Sitio Serra Verde- 3º Distrito- cidade de Caruaru-PE. Diante das análises, podemos concluir que, na escola observada, o processo de formação da identidade docente quilombola, considerando as perspectivas da educação escolar quilombola por uma escola diferenciada, não se efetiva; tendo o processo educativo, por meio de suas práticas educativas, uma perspectiva urbanocêntrica, em que o professor está preocupado em atender as avaliações externas e seguir o currículo urbano, posto pelo sistema educacional.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuilombolaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleFormação da identidade docente na perspectiva da educação escolar quilombola: por uma escola diferenciada.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3910316836590288pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to understand the process of formation of quilombola teacher identity considering the perspectives of quilombola school education by a differentiated school. To this end, seeking to identify through the authors in which we anchor to discuss the categories "quilombo", "quilombola" and "quilombola education"; teacher training and teacher identity; and by official documents (BRAZIL 1988, Art. 68. ADCT, CNE / CEB RESOLUTION 8/2012) the conceptions and visions on teacher training for quilombola school education and the political-pedagogical principles of Quilombola education. The quilombola population claims recognition of their differences (ethnic, cultural), asking for their affirmations and valuing their knowledge, subjects, histories and memories. This perspective demands another school that does not deny this recognition, affirmation and valorization, but that faces it and recognizes it, allowing a formation process that gives account of the right to be quilombola. To accomplish this, it is necessary a teacher who works this issues. The study was carried out at Sitio Serra Verde - 3rd District - city of Caruaru - PE. In the face of the analyzes, we can conclude that, in the observed school, the process of formation of the teacher identity quilombola is not effective, considering the perspectives of the school education quilombola by a differentiated school and the educational process, through its educational practices, an urban-centered perspective, in which the teacher is concerned with attending external evaluations and following the urban curriculum, put by the educational system.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Roseane Galvão da.pdf874,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons