Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44609

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorSENA, Wedna Raiane de-
dc.date.accessioned2022-05-27T19:44:11Z-
dc.date.available2022-05-27T19:44:11Z-
dc.date.issued2021-11-12-
dc.identifier.citationSENA, Wedna Raiane de. O estudo do erro: contribuições do modelo de análise didática do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44609-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições do estudo do erro no processo de ensino e aprendizagem de Matemática que professores mestrandos realizam ao utilizar o Modelo de Análise Didática dos Erros proposto por Torre (2007). Para tanto, optamos por apresentar reflexões sobre o que é a avaliação, na perspectiva da formação e suas limitações, sobre o trabalho que pode ser realizado diante do estudo do erro, utilizando-o como estratégia de mudança. Ainda em nosso referencial teórico contemplamos o Modelo de Análise Didática do Erro (MADE), proposto por Torre (2007), que busca contribuir no processo de ensino e aprendizagem, utilizando o erro como ferramenta didática. Nosso estudo de cunho qualitativo foi realizado com quatro professores de matemática e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM). A pesquisa aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco - Campus Agreste de forma remota seguindo a Resolução CEPE/UFPE no 08/2020, que regulamenta o Calendário Acadêmico Suplementar (CAS), frente ao contexto de Pandemia da Covid-19. Para responder aos objetivos desta pesquisa, fez-se necessário iniciar uma investigação desenvolvida em várias etapas, dentre elas um momento de intervenção, em que foi ministrada uma oficina para explicar o MADE e um questionário com respostas para serem discutidas e analisadas pelos professores mestrandos segundo o modelo de análise proposto por Torre (2007). Os resultados da pesquisa apontam para a contribuição do MADE e a necessidade de estudar sobre a análise dos erros, devido à sua contribuição no processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino – Avaliação de erros - Pernambucopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.titleO estudo do erro : contribuições do modelo de análise didática do erro no processo de ensino e aprendizagem de matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4593060592057540pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8333609070079117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyse the contributions of the study of error in the process of teaching and learning Mathematics that master’s teachers perform when using the Didactic Error Analysis Model proposed by Torre (2007). Therefore, we chose to present reflections about what assessment is, from the perspective of training and its limitations, about the work that can be done in the face of the study of error, using it as a strategy for change. Also in our theoretical framework, we contemplate the Didactic Error Analysis Model (MADE), proposed by Torre (2007), which seeks to contribute to the teaching and learning process, using the error as a didactic tool. Our qualitative study was carried out with four mathematic teachers and master’s students from the Graduate Program in Science and Mathematics Education (PPGECM). The research took place at the Federal University of Pernambuco – Campus Agreste remotely following the CEPE/UFPE resolution No. 08/2020, which regulates the Supplementary Academic Calendar (CAS) against the Covid-19 Pandemic context. To meet the objectives of this research, it was necessary to start an investigation carried out in several stages, including a moment of intervention, in which a workshop was given to explain the MADE and a questionnaire with answers to be discussed and analysed the master’s teachers according to the analysis model proposed by Torre (2007). The results of the research point to the contributions of MADE and the need to study about the analysis of errors, due its contribution in the teaching and learning process of teachers and students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Wedna Raiane de Sena.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons