Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44588

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLAUTERT, Síntria Labres-
dc.contributor.authorMELO, Clara Raíssa Fernandes de-
dc.date.accessioned2022-05-26T16:45:24Z-
dc.date.available2022-05-26T16:45:24Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.citationMELO, Clara Raíssa Fernandes de. Qual o papel das habilidades socioemocionais no desempenho matemático de estudantes dos anos finais do ensino fundamental?. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44588-
dc.description.abstractAs escolas têm um papel importante não apenas no desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças, mas também das habilidades socioemocionais, pois o desempenho acadêmico e o desenvolvimento intelectual e emocional são interdependentes. A inteligência emocional e os fatores de personalidade (conscienciosidade; extroversão; estabilidade emocional; amabilidade e abertura à novas experiências) são os construtos que servem de base para as pesquisas desenvolvidas na área das habilidades socioemocionais. Nesse sentido, o presente estudo avalia a relação entre inteligência emocional, os cinco grandes fatores de personalidade e o desempenho matemático de estudantes dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas. Para isso, foi utilizado o Social and Emotional or Non- cognitive Nationwide Assessment (SENNA), o Teste de Inteligência ‘Emojional” para adolescentes e as notas escolares em matemática. Participaram da investigação 433 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 11 e 16 anos, frequentando o 6o, 7o e 8o dos anos finais do ensino Fundamental de duas escolas públicas do município de João Pessoa. Esses foram alocados em dois grupos, Grupo A (Escola A): 200 adolescentes, sendo destes, 72 estudantes do 6o ano, 68 estudantes do 7o ano e 60 estudantes do 8o ano e Grupo B (Escola B): 233 adolescentes, sendo 76 estudantes do 6o ano, 77 estudantes do 7o ano e 80 estudantes do 8o ano. Os resultados indicaram que os traços de personalidade e a inteligência emocional são preditores do desempenho escolar em matemática. A conscienciosidade foi a principal preditora das notas escolares em matemática em ambas as escolas, os traços de amabilidade e abertura à experiência aparecem como preditores secundários, que, na análise de redes, aparecem predominantemente ligadas à conscienciosidade. Com o passar dos anos (séries) há um aumento correspondente das habilidades socioemocionais, especialmente das habilidades secundárias (amabilidade e abertura à experiência). Diante disso, supõe-se que o aumento do nível de complexidade da matemática requer mais habilidades socioemocionais com o avanços dos anos escolares e que grau de organização escolar é outro fator que parece se relacionar com o recrutamento de habilidades socioemocionais. Conclui-se, portanto, que esse estudo possibilitou esclarecer a influência das variáveis socioemocionais na aprendizagem matemática e endossa a relevância do desenvolvimento socioemocional dos estudantes de forma precoce através, por exemplo, da implantação de programas de inteligência emocional que envolvam todos os atores escolares.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectHabilidades sociais - Psicologia infantilpt_BR
dc.subjectComportamento – Reações determinadaspt_BR
dc.subjectSaúde mental - Sensibilidadept_BR
dc.subjectCálculos - Contaspt_BR
dc.titleQual o papel das habilidades socioemocionais no desempenho matemático de estudantes dos anos finais do ensino fundamental?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coBUENO, José Maurício Haas-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6020236980237877pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1825422952986771pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxSchools have an important role not only in the development of children's cognitive skills, but also their socio-emotional skills, because academic performance and intellectual and emotional development are interdependent. Emotional intelligence and personality factors (conscientiousness; extraversion; emotional stability; kindness and openness to new experiences) are the constructs that serve as the basis for research carried out in the area of socio-emotional skills. In this sense, the present study assesses the relationship between emotional intelligence, the five major personality factors and the mathematical performance of students in the final years of elementary school in public schools. For this purpose, the Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA) was used, the 'Emojional Intelligence Test' for adolescents and school grades in mathematics. A total of 433 students of both sexes, aged between 11 and 16 years old, attending the 6th, 7th and 8th of the final years of elementary school in two public schools in the city of João Pessoa, participated in the investigation. These were divided into two groups, Group A (School A): 200 adolescents, of which 72 6th grade students, 68 7th grade students and 60 8th grade students and Group B (School B): 233 teenagers, of which 76 6th grade students, 77 7th grade students and 80 8th grade students. The results indicated that personality traits and emotional intelligence are predictors of academic achievement in mathematics. Conscientiousness was the main predictor of grades in mathematics in both schools, the traits of kindness and openness to experience appear as secondary predictors, which, in network analysis, appear predominantly linked to conscientiousness. Over the years (grades) there is a corresponding increase in socio-emotional skills, especially secondary skills (kindness and openness to experience). Therefore, it is assumed that the increase in the level of complexity in mathematics requires more social-emotional skills as the school years progress, and that the degree of school organization is another factor that seems to be related to the recruitment of social-emotional skills. Therefore, it is concluded that this study made it possible to clarify the influence of socio-emotional variables on mathematics learning and endorses the relevance of early socio-emotional development of students through, for example, the implementation of emotional intelligence programs that involve all school actors.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8234468186786568pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Clara Raíssa Fernandes de Melo.pdf3,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons