Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44585

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Janssen Felipe da-
dc.contributor.authorSILVA, Manuela D'arc da-
dc.date.accessioned2022-05-26T16:13:06Z-
dc.date.available2022-05-26T16:13:06Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.date.submitted2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Manuela D'arc da. Relações étnico-raciais na educação: contribuições das pesquisas desenvolvidas pela Fundaj nos últimos 12 anos para a educação. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44585-
dc.description.abstractEste trabalho versa sobre as relações Étnico-Raciais na Educação: Relações Raciais na Educação: Contribuições das Pesquisas Desenvolvidas Pela Fundaj nos Últimos 12 Anos para a Educação. Temos como objetivo geral: Compreender as contribuições pedagógicas das pesquisas da Fundaj sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Como objetivos específicos: a) identificar e caracterizar os problemas, os objetos, os sujeitos e campos empíricos das pesquisas; b) identificar as abordagens teórico-metodológicas das pesquisas; c) identificar as concepções de Educação das Relações Étnico-Raciais presentes nas pesquisas; d) analisar as principais contribuições das investigações em questão para a Educação. A Abordagem Teórico-Metodológica são os Estudos Pós-coloniais Latino-americanos (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2007). Estes estudos colocam em questão os modelos teóricos eurocêntricos e suas metanarrativas, principalmente no que se referem à discussão da Relação Étnico-Racial. Na abordagem adotada frisamos o debate sobre Racionalização e Racialização, Colonialidade e Decolonialidade do Poder, do Saber e do Ser, Interculturalidade, Educação Intercultural e a Pedagogia Decolonial (WASLH, 2007; CANDAU, 2010) e suas relações com a Educação das Relações Étnico-Raciais. Metodologicamente esse trabalho se estrutura em uma Pesquisa Documental (OLIVEIRA, 2007). Como fonte de pesquisa utilizamos as pesquisas realizadas na Fundaj nos últimos 10 anos. Para tratar os dados utilizamos a Análise de Conteúdo via Análise Temática (BARDIN, 1977, VALA, 1999) que se efetivou em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material e; 3) tratamento e inferências. A primeira se realiza na retomada dos objetivos da pesquisa e pela seleção do material de investigação, ou seja, as pesquisas realizadas pela Fundaj. A segunda fase corresponde à exploração dessas pesquisas. A terceira fase do procedimento é o tratamento dos resultados e inferência. Essa fase trata da construção de uma rede de sentidos/significados em torno da temática em questão. A partir das análises concluímos que as pesquisas em questão trazem elementos dos povos negros que se aproximam da Decolonialidade e da Diferença Colonial, ou seja, mesmo com a tentativa da Colonialidade de reafirmar a não validade das identidades de povos negros e indígenas que não se enquadram com o padrão eurocêntrico, branco, masculino e cristão, evidenciamos nas pesquisas que há um reconhecimento desses sujeitos, que são expostos como sujeitos de direitos, que buscam igualdade, e se organizam parase libertar das marcas deixadas pelo Colonialismo. No que se refere as contribuições pedagógicas as pesquisas evidenciam um debate sobre a educação cultural quando mostram os elementos culturais dos povos negros a respeito dos grupos de maracatus-nação da cidade de Recife, e uma abordagem sobre uma Educação ambiental ao discutirem as religiões afro-brasileiras e sua ligação com a natureza.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRelações étnicaspt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectFundação Joaquim Nabucopt_BR
dc.titleRelações étnico-raciais na educação: contribuições das pesquisas desenvolvidas pela Fundaj nos últimos 12 anos para a educação.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4658244962568348pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7400508587983938pt_BR
dc.description.abstractxHis work deals with Ethnic-Racial Relations in Education: Racial Relations in Education: Contributions of Research Developed by the Fundaj in the Last 12 Years for Education. We have as general objective: To understand the pedagogical contributions of Fundaj's research on the Education of Ethnic-Racial Relations. As specific objectives: a) to identify and characterize the problems, objects, subjects and empirical fields of research; b) identify the theoretical methodological approaches of the research; c) identify the conceptions of Ethnic-Racial Relations Education present in the research; d) analyze the main contributions of the investigations in question to Education. The theoretical-methodological approach is the Latin American Postcolonial Studies (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2008; WALSH, 2007). These studies call into question Eurocentric theoretical models and their metanarratives, especially as they relate to the discussion of the Ethnic-Racial Relationship. In the adopted approach we emphasize the debate on Rationalization and Racialization, Coloniality and Decoloniality of Power, Knowledge and Being, Interculturality, Intercultural Education and Decolonial Pedagogy (WASLH, 2007, CANDAU, 2010) and its relations with the Education of Ethnic Racial. Methodologically this work is structured in a Documentary Research (OLIVEIRA, 2007). As a source of research we use the research carried out in Fundaj in the last 10 years. In order to treat the data, we used Content Analysis via Thematic Analysis (BARDIN, 1977, VALA, 1999), which was carried out in three phases: 1) pre-analysis; 2) exploitation of the material and; 3) treatment and inferences. The first one is done in the recovery of the objectives of the research and the selection of research material, that is, the research carried out by Fundaj. The second phase corresponds to the exploration of these researches. The third stage of the procedure is the treatment of results and inference. his phase deals with the construction of a network of meanings / meanings around the theme in question. From the analysis we conclude that the research in question brings elements of the black people who approach Decoloniality and the Colonial Difference, that is, even with the attempt of Coloniality to reaffirm the non validity of the identities of black and indigenous peoples who do not fit with the Eurocentric, white, masculine and Christian pattern, we have shown in the surveys that there is a recognition of these subjects, who are exposed as subjects of rights, who seek equality, and organize themselves to free themselves from the marks left by Colonialism. As far as pedagogical contributions are concerned, research evidences a debate on cultural education when they show the cultural elements of the black people about the groups of maracatus-nation of the city of Recife, and an approach on Environmental education when discussing Afro- and its connection with nature.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Manuela D`arc da.pdf584,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons