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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44537

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCLEMENTE, Thárcylla Rebecca Negreiros-
dc.contributor.authorSILVA, Bianca Sabrina de Lima-
dc.date.accessioned2022-05-23T17:15:11Z-
dc.date.available2022-05-23T17:15:11Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationSILVA, Bianca Sabrina de Lima. Avaliação dos fatores determinantes para a internacionalização das PME do APL gesso de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44537-
dc.description.abstractO avanço da tecnologia e a inserção no mercado globalizado têm envolvido diversas organizações e estimulado o processo de internacionalização em diversos setores, incluindo pequenas e médias empresas (PMEs). No Brasil, parte significativa das atividades econômicas está concentrada em Arranjos Produtivos Locais (APL), que são formados por grupos de PMEs com atividades produtivas semelhantes que trabalham em colaboração para o desenvolvimento socioeconômico de uma região. No Estado de Pernambuco, o APL do Gesso se destaca por ser o berço do maior conjunto de jazidas de gesso (matéria­prima do gesso) em operação no Brasil, e tem grande potencial econômico de geração de emprego e renda para a região do Araripe. A qualidade dos produtos é reconhecida internacionalmente como uma das mais elevadas em termos de pureza da composição química do gesso, o que aumenta seu valor comercial. Apesar da contribuição econômica da região, ainda são poucos os estudos científicos que incentivam o desenvolvimento organizacional e gerencial dessas empresas. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a estudar os fatores determinantes do processo de internacionalização das PMEs do APL Gesso de Pernambuco. Para tanto, são buscados na literatura os conceitos da Visão Baseada em Recursos (RBV), que estabelece estratégias pautadas pelos recursos de que a empresa dispõe, considerando a identificação do valor, raridade, dificuldade de imitação e substituição que tem que explorar em novos mercados internacionais. Para minimizar o esforço cognitivo dos gestores na análise de influência, o Fuzzy Cognitive Maps (FCM) avalia as relações interdependentes entre os fatores. Os resultados deste estudo poderão auxiliar no desenvolvimento de ações estratégicas que garantam a perenidade dos negócios na região, considerando as exigências do mercado globalizado para o setor de mineração.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e médias empresas – Pernambucopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectMapas cognitivos (Psicologia) – Pernambucopt_BR
dc.subjectGesso – Pernambucopt_BR
dc.subjectInvestimentos – Análisept_BR
dc.subjectPlanejamento empresarial – Pernambucopt_BR
dc.titleAvaliação dos fatores determinantes para a internacionalização das PME do APL gesso de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2386999649890510pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6533366910211925pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxThe advancement of technology and the insertion in the globalized market have involved several organizations and stimulated the internationalization process in several sectors, including small and medium­sized companies (SMEs). In Brazil, a significant part of economic activities is concentrated in Local Productive Arrangements (APL), which are formed by groups of SMEs with similar productive activities that work in collaboration for the socioeconomic development of a region. In the State of Pernambuco, the APL do Gesso stands out for being the birthplace of the largest set of gypsum deposits (gypsum raw material) in operation in Brazil, and has great economic potential for generating employment and income for the Araripe region . The quality of the products is internationally recognized as one of the highest in terms of the purity of the chemical composition of gypsum, which increases its commercial value. Despite the region's economic contribution, there are still few scientific studies that encourage the organizational and managerial development of these companies. In this perspective, the present work proposes to study the determining factors of the process of internationalization of the SMEs of APL Gesso de Pernambuco. In order to do so, the concepts of the Resource­Based View (RBV) are searched in the literature, which establishes strategies based on the resources available to the company, considering the identification of value, rarity, difficulty of imitation and substitution that it has to explore in new markets. international. To minimize the cognitive effort of managers in the analysis of influence, the Fuzzy Cognitive Maps (FCM) evaluates the interdependent relationships between the factors. The results of this study may help in the development of strategic actions that guarantee the continuity of business in the region, considering the demands of the globalized market for the mining sector.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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