Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44432

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Natália da-
dc.date.accessioned2022-05-11T11:43:39Z-
dc.date.available2022-05-11T11:43:39Z-
dc.date.issued2022-04-22-
dc.date.submitted2022-05-10-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Natália da. Proposta de aprendizagem baseada em projeto organizada a partir dos preceitos da cultura maker voltada ao entendimento de conceitos da termodinâmica. 2022. Monografia (Graduação em Química-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44432-
dc.description.abstractPartindo dos desafios enfrentados pelos estudantes e professores no ensino de Química no Brasil, especificamente, o ensino dos conceitos básicos da Termodinâmica, esse trabalho, de natureza qualitativa, objetivou compreender como o desenvolvimento do projeto de ensino, ancorado nos preceitos da Cultura Maker, pode favorecer o entendimento de conceitos básicos da Termodinâmica em estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola Estadual do município de Bezerros, Pernambuco. Para tal, utilizou-se o aporte teórico de duas metodologias ativas, a Cultura Maker e a Aprendizagem Baseado em Projeto no planejamento e construção desse projeto de ensino. A metodologia consistiu em aplicar o projeto em um contexto real de sala de aula, no qual utilizou-se a observação, a produção do protótipo de forno solar, o diário de bordo e o artefato final, a fim de coletar dados. Para tanto, usou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016) e definiu-se três parâmetros, alinhados aos objetivos específicos. O primeiro parâmetro, foi analisar o entendimento dos estudantes acerca dos conceitos básicos da Termodinâmica, que resultou na observação de que os estudantes perpassaram a barreira de definir e foram além disso. Isto é, mobilizaram os conceitos na prática, por meio da materialização da produção do protótipo de forno solar. O segundo parâmetro, que foi investigar a mobilização de habilidades como autonomia, cooperação e criatividade, observou-se o desenvolvimento da autonomia na tomada de decisões perante as fontes consultadas, os materiais utilizados nos protótipos e nas anotações dos diários de bordo. No caso da cooperação foi possível observar, nas discussões e avaliações coletadas no desenvolvimento de todas as etapas do projeto e por fim, a criatividade que foi demonstrada na diversificação de modelos e funcionalidades dos protótipos. E o último parâmetro, que foi investigar se houve contribuição da Cultura Maker para o formato de Aprendizagem Baseado em Projeto, percebeu-se que as contribuições foram as seguintes: facilidade comunicativa, diversidade de ferramentas e capacidade inventiva. Em suma, constatou-se que a maioria dos estudantes conseguiram compreender os conceitos básicos de Termodinâmica. Além disso, com a aplicação do projeto, os estudantes desenvolveram habilidades importantes para discentes do século XXI. Desse modo, defende-se que a Cultura Maker se demonstrou modernizar o método de aplicação da Aprendizagem Baseada em Projeto, devido a utilização da tecnologia atual e a demanda inventiva para desenvolver conhecimento acerca da temática energia solar.pt_BR
dc.format.extent66p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura Makerpt_BR
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectProjeto de ensinopt_BR
dc.subjectEnergia solarpt_BR
dc.titleProposta de aprendizagem baseada em projeto organizada a partir dos preceitos da cultura maker voltada ao entendimento de conceitos da termodinâmica.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1893245593465563pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxStarting from the challenges faced by students and teachers in the teaching of chemistry in Brazil, specifically, the teaching of basic concepts of thermodynamics, this work, qualitative in nature, aimed to understand how the development of the teaching project, anchored in the precepts of Maker Culture, can promote the understanding of basic concepts of thermodynamics in 3rd year high school students, a state school in the municipality of Bezerros, Pernambuco. To this end, it was used the theoretical contribution of two active methodologies, Maker Culture and Project-Based Learning in the planning and construction of this teaching project. The methodology consisted of applying the project in a real classroom context, in which observation, the production of the solar oven prototype, the logbook and the final artifact were used to collect data. To this end, Bardin's Content Analysis (2016) was used and three parameters were defined, aligned to the specific objectives. The first parameter, was to analyse the students' understanding of the basic concepts of Thermodynamics, which resulted in the observation that students went beyond the barrier of definition. That is, they mobilized the concepts in practice, through the materialization of the production of the solar oven prototype. The second parameter, which was to investigate the mobilization of skills such as autonomy, cooperation and creativity, the development of autonomy in decision-making was observed in view of the sources consulted, the materials used in the prototypes and in the logbook annotations. In the case of cooperation, it was possible to observe in the discussions and assessments collected during the development of all stages of the project and, finally, the creativity that was demonstrated in the diversification of models and functionalities of the prototypes. And the last parameter, which was to investigate if there was a Maker Culture contribution to the Project Based Learning format, it was noticed that the contributions were the following: communicative ease, diversity of tools and inventive capacity. In short, it was found that most students were able to understand the basic concepts of Thermodynamics. Moreover, with the application of the project, students developed important skills for students of the 21st century. Thus, it is argued that the Maker Culture has proven to modernize the method of application of Project Based Learning, due to the use of current technology and the inventive demand to develop knowledge about the theme solar energy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0003-1074-978Xpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Maria Natália da Silva - Corrigida.pdf914,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons